13ª Semana de Museus: MOSB e Sustentabilidade

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Entre os dias 18 e 22 de maio o Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB) participou da 13ª Semana de Museus, uma temporada cultural que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

A ação é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com os museus brasileiros. O Brasil tem mais de 3.500 museus cadastrados no Ibram. A 13ª edição da Semana de Museus, contou com a participação de 1.378 instituições culturais realizando mais de 4.500 atividades. A cada ano um tema é proposto e para essa semana o tema foi “Museus para uma sociedade sustentável”. Este ano o MOSB completou 6 anos de participação no evento e propôs três atividades diferentes para alunos da Rede Salesiana de Ensino.

Os estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos participaram nos dias 18 e 19 de maio do “Improvisem”, ação realizada no Teatro Grande Otelo na qual foram convidados para serem os atores de Jogos do Improviso com o tema Sustentabilidade. Os jogos de improviso são técnicas teatrais que atuam na melhora da comunicação verbal, corporal e expressional. Os atores são convidados a realizar tarefas escolhidas por sorteio onde os únicos materiais que podem usar para realizar determinada tarefa surpresa é seu corpo. As atividades de improviso são uma nova forma de estratégia educacional que estimulam o córtex criativo do cérebro fazendo que ele desenvolva e envie ainda mais sinais elétricos e assim o jogador recebe estímulos mais contínuos e resulta numa abrangência em sua criatividade além de atuar catalisando novos processos psicológicos, sociológicos e artísticos por intermédio da criatividade.

Já nos dias 21 e 22 de maio os estudantes do Ensino Fundamental I visitaram uma mostra de animais taxidermizados que se encontram em processo de extinção. Por meio da exposição puderam refletir sobre diversos temas que dificultam a vida sustentável do planeta como poluição, comércio ilegal de animais e árvores, queimadas, escassez de água, excesso de produção de lixo, destruição de habitat, etc. Ao final da visita os alunos se deparavam com um paredão com manchetes de diversos veículos de comunicação que abordavam os desastres do meio ambiente causados pelo homem.

A última atividade, realizada com o 5º ano do Ensino Fundamental do Liceu Coração de Jesus, levou a discussão sobre excesso de lixo e desperdício de matéria prima ao pátio do colégio e salas de aula com a campanha “Lixo no lixo, Liceu no Capricho.” As crianças trocaram os sacos de lixo dos latões separando-os em reciclável e orgânico, colaram cartazes explicativos e distribuíram materiais educativos para todos os alunos do Ensino Fundamental I. Para saber mais sobre essa ação clique aqui

Todas as atividades traziam o mesmo objetivo: levar às crianças e aos jovens a discussão da sustentabilidade sendo abordada dentro dos museus. O questionamento principal era “como os museus podem contribuir para uma sociedade mais sustentável?”.

Para saber mais sobre as atividades do MOSB entre em contato através do e-mail [email protected] ou do telefone (11) 3337 2916.

Equipe MOSB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: