1ª Assembleia Paroquial da Nossa Senhora Auxiliadora de Campinas é marcada por formação e incentivo ao ‘senso da unidade’

No último sábado, dia 5, representantes das 35 pastorais da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campinas se reuniram para a 1ª Assembleia Paroquial de 2022. O encontro tem como objetivo unir os representantes de pastorais para apresentar as ações que a paróquia irá desenvolver no ano, e também é uma oportunidade de formação e convívio em comunidade. 

Iniciando com a missa, que contou com a liturgia em total sinergia com o propósito do encontro, quando na primeira leitura, a mensagem apresentada no Livro do Reis (1RS 3, 9) dizia “Dá, pois, a teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar esse teu povo tão numeroso?”. 

O Pároco, Padre Alexandre Luís de Oliveira, pode compartilhar a reflexão do quanto a humildade dessa passagem é importante para todos os presentes – que de certa forma, exercem funções de lideranças na comunidade paroquial. 

Padre Alexandre também não deixou de ressaltar a importância do encontro, associando à mensagem do evangelho que dizia: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco” (Mc 6, 31). “Momentos como este também servem de descanso, todos merecemos um tempo de qualidade com Deus, não somos máquinas e ainda que as fossemos, teríamos um tempo de vida útil, por isso, dias como hoje servem para sairmos da agitação das atividades paroquias e nos ajudar na busca de um coração compreensível para o dia a dia de comunidade”, disse em sua homilia especial para a comunidade paroquial ali presente. 

Formação

Após a abertura espiritual com a Santa Missa, os presentes puderam ouvir o especialista em comunicação católica e coordenador de redes e mídias da TV Século 21, o jornalista Fabiano Fachini, que apresentou a importância da comunicação no processo de evangelização e de forma prática, clara e acessível a todos, contou como as redes sociais e a tecnologia são importantes aliados nessa busca. “Mais do que usar as redes sociais, é preciso saber ‘como estar’ nas redes, qual o seu posicionamento e objetivo que se almeja”, ressalta Fachini. Ele deu exemplos práticos de ações que podem ser utilizadas na comunicação, principalmente relacionada ao dízimo e aos testemunhos. “Humanizar e trazer a originalidade de cada pastoral  para as redes sociais é o segredo de uma boa comunicação com evangelização”, completa. 

Estreia do Reitor Mor

Como parte da programação do encontro, o Vigário Paroquial, Padre Tegam,  apresentou o vídeo da estreia do Reitor-Mor e reforçou a mensagem de São Francisco de Sales: “Fazei tudo por amor, nada por força”.

Encerramento

Recém chegado à paróquia, o novo Vigário Paroquial, Padre Denis, também pode falar aos presentes e deixar a importante mensagem da unidade e do senso de pertença à paróquia. 

O Padre reforçou o exemplo de Jesus enquanto líder, “um bom líder sabe delegar, compartilhar e ser exemplo e não deixa tudo sob sua posse ou comando”, disse. Para tornar o momento mais leve, o padre fez uma dinâmica musical com o seguinte verso: 

Indo e vindo

Trevas e Luz

Tudo é graça

Deus nos conduz. 

Texto: Priscilla Fidalgo – PASCOM Nossa Senhora Auxiliadora Campinas

Foto: Ana Corazza – PASCOM Nossa Senhora Auxiliadora Campinas

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: