Primeiro Simpósio de Recursos Humanos do Vale discute desafios da profissão

Em 11 de junho, representantes de empresas da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, associações de classe, alunos e ex-alunos do UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Unidade Lorena (Graduação e Pós-Graduação), alunos e ex-alunos de outras instituições de ensino superior (IES) do Vale do Paraíba e demais interessados no tema estiveram reunidos no 1º Simpósio de RH. O encontro reuniu cerca de 120 pessoas no UNISAL. Os objetivos do evento foram: trazer temas relevantes do mundo corporativo, como os direitos comuns a todos os cidadãos, e as relações interpessoais entre líderes e colaboradores numa empresa.

A Diretora de Operações, Prof.ª Dr.ª Grasiele Nascimento, fez a abertura do evento e destacou a importância da legislação para a defesa dos direitos dos trabalhadores. A Coordenadora de Extensão e de Pós-Graduação, Prof.ª Fátima Medeiros, também falou sobre os desafios de assumir o cargo de gestora. “Todos os dias tenho de lidar com desafios, conversar com pessoas e manter uma boa relação interpessoal”, revelou a professora durante seu discurso.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos deixa claro que todas as pessoas devem ser tratadas igualmente, independentemente de qualquer deficiência que possam ter. A mesma Declaração também assegura que pessoas deficientes devem ter todos os tipos de necessidades especiais levadas em consideração no desenvolvimento econômico e social. No caso do Brasil, a Constituição Federal define como meta a busca do bem-estar de todos, sem qualquer tipo de discriminação. Da mesma maneira, o Código Penal brasileiro determina como passível de punição os atos criminosos e de desrespeito. O tema: “Inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência” foi apresentado por Marcelo Pires, empresário de São Sebastião, litoral norte paulista e um exemplo na inclusão da pessoa com deficiência no mercado. O paulista de 45 anos também é o fundador da Consolidar, iniciativa criada para capacitar essas pessoas e transformar vítimas em protagonistas.

Um painel de debates abriu a programação na parte da tarde, com um tema: “Intraempreendedorismo e Inovação.” O Diretor de Inovação Acadêmica do SEMESP (Sindicato das mantenedoras do ensino superior), Prof. Dr. Fábio Garcia dos Reis, trouxe aos participantes as experiências vividas no SEMESP e em instituições de ensino de todo o mundo. Durante 15 anos, Fábio ocupou o cargo de Diretor Operacional do UNISAL, firmando parceria no Consórcio STHEM de inovação. Ao longo da apresentação no Simpósio, ele falou sobre a importância de ser empreendedor e também destacou as dificuldades para se implantar inovação em todos os campos da sociedade.

O coach Marcos Ferreira recorreu à mitologia grega para explicar como as oportunidades não devem ser desperdiçadas e deu o exemplo de Kairós, conhecido como o Deus das oportunidades, atleta de agilidade incomparável. Ainda na parte da tarde, o evento trouxe um home office com o Executivo Ronaldi Cassarini, com a professora do Curso de Psicologia e Gestora de RH, Prof.ª Paula Amaral, e a advogada e Coordenadora do Curso de Mestrado em Direito do UNISAL, Prof.ª Maria Aparecida Alkimin.

Cidinha Alkimin ressaltou a importância do RH para que o empregado entenda seu real papel na empresa. Paula Amaral afirmou que o discurso teórico e o prático caminham juntos para a construção da formação universitária e mercadológica nas empresas. Em seguida, o empresário Marcelo Pires, o Prof. Marcos Corrêa e a Coordenadora do Curso de RH do UNISAL, Prof.ª Me. Márcia Rubez, participaram de uma última roda de conversa. O Coordenador do Curso de Administração, Élcio Henrique dos Santos encerrou o evento.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: