A experiência da Semana Missionária pelos jovens do Instituto Dom Bosco

Entre os dias 14 a 22 de julho, os educandos do CCA PROVIM (Centro da Criança e do Adolescente – Programa Vida Melhor), CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo) do Instituto Dom Bosco São Paulo, juntamente com os assessores e educadores do GAM (Grupo de Ação Missionária), participaram da Semana Missionária, projeto desenvolvido pela Pastoral Juvenil da Inspetoria SAlesiana de Nossa Senhora Auxiliadora. De dessa vez o local escolhido foi a comunidade de Cananéia, litoral sul de São Paulo.

A Semana Missionária, que costuma ocorrer no período de férias e tem como objetivo proporcionar uma experiência significativa aos jovens que assumem o compromisso de levarem a comunidade escolhida: ensinamento bíblico, protagonismo juvenil, evangelização, empatia, além de desenvolver e incentivar o trabalho em equipe. Neste ano, participaram do projeto o Diretor Presidente do Instituto Dom Bosco, Pe. Hélio Espínula, os assessores do GAM Larissa Borges e Marcos Nunes, além dos demais coordenadores e jovens missionários.

O projeto aconteceu na cidade de Cananéia, onde cerca de mais de 30 jovens, acompanhados de Salesianos, Salesianas e assessores leigos, foram acolhidos. A programação contou com atividades internas como momentos de profunda espiritualidade, oficinas, celebrações, integração e momentos com a comunidade, através de visita às famílias.

“Foram nove dias intensos e cada dia foi marcado de muitas alegrias, conversas, saudades de nossas famílias, partilhas, entre outros. Dois episódios me marcaram muito nessa semana: um foi a visita à casa de repouso, um momento único e especial para todo o grupo. A outra, foi extremamente singular, na noite do dia 21 de julho, estávamos fazendo a partilha e um grupo de crianças da comunidade começou a cantar no meio da rua, uma música que cantávamos no oratório com eles, e todos descemos para cantar juntos, tarde da noite e no meio da rua, foi bem marcante. Foi uma semana maravilhosa, na qual a comunidade de Cananéia ganhou muito e nós do Bom Retiro também!”, declarou Larissa Borges, assessora do GAM.

“Quero agradecer pela companhia, alegrias, experiência compartilhada, da partilha e puxões de orelha também. Obrigado por tudo que planejaram e fizeram por mim, essa foi a melhor semana da minha vida, mesmo com saudade da minha mãe eu sempre estive em clima de família que fiz nesse tempo. Meu jeito pode ser meio atrapalhado, mas tenho certeza que o meu melhor eu apresentei a comunidade de Cananéia, ver as crianças cantando no último dia nossas músicas me emociona até hoje, fico com a certeza de um bom trabalho. Um trabalho lindo que jamais deve ter um ponto final. Foi incrível, inesquecível e muito gratificante para mim, eu cresci na fé e também como ser humano. O trabalho de missionário não acabou dia 22 de julho em Cananéia, ficou em mim, todos os aprendizados ficaram para sempre. Podem ter certeza que jogaram semente em terra boa e que vai render frutos se Deus quiser. Muito obrigado a todos, parabéns pelo trabalho! ”, declarou Igor Alves Gomes, missionário.

“Durante a semana o contato com a comunidade de Cananéia a simplicidade e o carinho foi algo muito bom, assim como a alegria dos missionários novos em estar ali e a disposição, mesmo com todas as dificuldades em fazer acontecer me motivaram a seguir mesmo com as minhas próprias dificuldades, superando a cada dia e podendo assim plantar uma sementinha ali em Cananéia, para um futuro onde os jovens tenham mais espaço e apoio da comunidade para fazer um trabalho tão belo e proveitoso como o nosso ali, para atrair mais jovens e fazer crescer a comunidade. Aproveitamos também, para trazer conosco um pouco da simplicidade e carinho do povo de Cananéia, para nossas atividades e seguimento aqui em SP, uma troca que foi muito valiosa e de grande aprendizado para todos que viveram essa missão.”, concluiu Allan Silva Santos, missionário.

Saiba como foi a Semana Missionária Salesiana em outras localidades. Clique aqui!

Fabiana Santello – Comunicação e Marketing – IDB / Fotos: Arquivo IDB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: