A Pastoral Salesiana de Sorocaba realiza o ‘Final de Semana Missionário’

·
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Imbuídos pelo Espírito Missionário, jovens do 9º ao 3º ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano São José e da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, participaram da ação missionária, iniciada pelo voluntariado, no qual atuam como jovens líderes no Oratório Dom Bosco.

O Fim de Semana Missionário aconteceu entre os dias 29 e 31 de outubro, e finalizou o mês dedicado às missões. Nessa ocasião, os missionários foram enviados ao bairro do Habiteto, na periferia da cidade de Sorocaba (SP), onde muitos oratorianos residem. A missão teve início na sexta-feira, com a formação dos grupos e organização das tarefas, seguida de uma celebração de envio presidida pelo Diácono Antônio Rocha, e da entrega da cruz missionária aos jovens.

O sábado teve início com café da manhã e com oração própria da semana missionária. Em

seguida, os missionários partiram para a terra de missão no bairro do Habiteto, onde ficaram alojados na sede da Pastoral do Menor. Já no local, foram acolhidos pelo Senhor José Rosa, coordenador geral da Pastoral do Menor em Sorocaba, pela Cida, Salesiana Cooperadora, e Lúcia, coordenadora do núcleo da Pastoral do Menor, a qual designou educadores para acompanhar os missionários durante as visitas às famílias. 

Além disso, os missionários fizeram também um belo desenho no muro do local, revitalizando-o com cores e criatividade. As artes do muro foram idealizadas pelo Diácono Antônio, com criação, projeto e coordenação da aluna Larissa Honorato, do Ensino Médio, e com a colaboração artística dos demais missionários. Por fim, o oratório Dom Bosco disponibilizou 30 cestas básicas para a Pastoral do Menor.

Ao entardecer, retornaram para o Colégio, para um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, animada com música pelo salesiano Leonardo e, em seguida, aconteceu a partilha das experiências vividas ao longo do dia, a revelação do anjo e um merecido repouso.

O domingo começou com a missa do oratório, presidida pelo Padre César e continuou com o oratório festivo. Durante a manhã, ocorreu a apresentação do mágico Fazzio, a comemoração dos aniversariantes do mês, o almoço festivo e a entrega da sacolinha de doces e brinquedos para as crianças. Terminado o oratório, houve o rito de iniciação dos novos missionários.

Todos os momentos vividos foram únicos e emocionantes, tanto para a comunidade,

como entre os missionários. Assim, a experiência vivida nessa missão, coordenada pelo Diácono Antônio, pelo assistente Leonardo e pela assessora de pastoral Eliene, foi uma verdadeira ação de graças e um grande louvor a Deus.

A Pastoral do Colégio expressou sua gratidão a todos os adultos membros da paróquia, os quais estavam nos bastidores, colaborando e viabilizando esse momento tão especial aos jovens e aos missionários pela generosa doação de tempo e dons.

Texto e Fotos: Colégio Salesiano São José

Receba notificações sobre as mais recentes notícias da Inspetoria Salesiana de São Paulo. Inscreva-se!