AcampaBosco 2022 propicia alegria do encontro e vivência do carisma Salesiano entre os jovens

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Entre os dias 25 a 27, aconteceu na Comunidade Salesiana de Pindamonhangaba, o AcampaBosco 2022, projeto realizado pela Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora. O encontro tem o objetivo de proporcionar aos jovens a vivência do carisma de Dom Bosco e a partilha de vida entre as diversas casas da inspetoria, fomentando o protagonismo juvenil.

Após dois anos sem acontecer, devido à pandemia da Covid-19, o evento retornou reunindo 86 participantes entre salesianos, assessores leigos e jovens vindos das obras salesianas da inspetoria, que participaram de atividades esportivas, gincanas, festival das cores e de momentos de espiritualidade, como a via-sacra, adoração e missa.

Durante a acolhida, foram reforçados os cuidados a serem tomados neste tempo em que ainda enfrentamos alguns desafios com a pandemia, mas que nos incita a conviver dentro de uma realidade melhor, principalmente praticando o cuidado ao próximo.

ACESSE A GALERIA DE FOTOS 

COM OS JOVENS, PARA OS JOVENS

As jovens Thaimilly Cristine e Beatriz Sousa, da Paróquia São João Bosco do Alto da Lapa, São Paulo, estavam na expectativa para participar do AcampaBosco desde 2020, ano que o evento foi cancelado devido a pandemia e não puderam participar. Porém, se encontravam muito felizes em poder partilhar da alegria de vivenciar o carisma salesiano juntamente ao sentimento das coisas estarem voltando ao normal.

O Assistente Salesiano, Paulo Sérgio, destacou a diferença de ter participado em 2015, como Aspirante e, agora, como Assistente. Disse que a experiência, a disposição e animação provindas dos jovens é algo importante que o motiva em sua caminhada religiosa.

Larissa Rodrigues, Educadora da Obra Social Vida Nova, de Campinas, salientou que a participação no AcampaBosco é algo motivador para a juventude e fica feliz pelo evento voltar a acontecer, pois são importantes o acolhimento e a experiência que a atividade proporciona, sobretudo, o contato com jovens de outras obras e idades diferentes.

Rodrigo Zogheib, vocacionado, relatou que o AcampaBosco proporciona uma convivência e ambiente sadios para o jovem e que a experiência foi importante para conhecer não só os salesianos, mas a vivência do carisma de perto.

O jovem Paulo Henrique Fuzatto, acólito na Capela Dom Bosco São Mário, de Piracicaba, contou que foi gratificante participar do AcampaBosco e que o tem como uma experiência em que há uma conexão inexplicável, onde novas amizades se formaram e lembranças são construídas, onde cada um deixa sua marca no outro. Ele estimula uma reflexão em conjunto sobre: “o que vamos levar deste AcampaBosco quando retornarmos para nossas casas”?

HÁ UM PONTO ACESSÍVEL

Durante a missa de encerramento, diante da parábola do filho pródigo, o Padre Rafael Galvão, Responsável Inspetorial da Animação Missionária e Vocacional, destacou que a juventude tem sede e fome de felicidade, porém muitas das vezes, procuram o lugar errado para se saciarem, se contentando com pequenas coisas, muitas delas, supérfluas. 

“Muitas vezes temos Deus ao nosso lado e não percebemos. Diante da participação no AcampaBosco, devemos buscar ser instrumento na vida de outros jovens e fazer a nossa parte como filhos de Deus e irmãos do próximo. Dom Bosco amava, acolhia e se realizava quando os jovens estavam próximos dele. Existem jovens em situações difíceis pela falta de uma mão estendida a eles, com a necessidade de se sentirem amados assim como o Pai e Mestre da Juventude fez”, enfatizou o Padre Rafael. 

Texto: Sávio Martins
Fotos: Pedro Melim – Comunicação Social ISSP

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: