Ação Missionária: dois batalhões em São Paulo e Campos do Jordão

Diversos pelotões se uniram para formar dois batalhões que aturam em linhas de frente nas cidades de São Paulo e Campos do Jordão, no interior paulista. Se não fosse o título o leitor poderia ser confundido com alguma ação militar, porém as forças em questão são formadas por jovens soldados da paz dos Grupos de Animação Missionária (GAM) da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora.

A Ação Missionária aconteceu entre os dias 9 e 17 de janeiro nas paróquias São Luís Maria Grignon de Monfort e São Patrício, na capital paulista, e nas paróquias Nossa Senhora da Saúde, Santa Teresinha e São Benedito, em Campos do Jordão. Ao todo foram 15 comunidades atendidas por cerca de 350 jovens provenientes de 16 presenças salesianas do Estado.

No período em que estiveram em missão, os jovens visitaram as casas das comunidades, rezaram com as famílias, abençoaram os lares, celebraram nas igrejas e capelas. Além de momentos de espiritualidade, as crianças também aproveitaram a passagem dos missionários com as gincanas e brincadeiras diversas realizadas no período vespertino. Para os adultos, oficinas de artesanato completaram a agenda, fazendo da Ação Missionária um trabalho voltado para todas as idades.

O trabalho missionário auxilia as paróquias em dois sentidos. Primeiro anima os agentes de pastoral e a própria comunidade, que se mobiliza para receber os jovens e se reanima após o término da missão. Segundo que o trabalho de visitação às casas supre uma demanda de ir ao encontro do outro que nem sempre a comunidade local consegue atender com eficiência, evangelizando e orientando os moradores para que participem da comunidade.

Texto: Anderson Bueno / Fotos : Maria Inês Bruno e GAM Lapa

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: