Ação Missionária leva jovens salesianos ao encontro das periferias

Entre os dias 7 e 15 de janeiro, jovens dos GAMs (Grupo de Animação Missionária) de toda a Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, São Paulo, deram andamento a mais uma edição da Ação Missionária, atividade coordenada pelo Serviço de Animação Missionária, vinculado à Pastoral Juvenil Salesiana. Nesse período, eles estiveram nas cidades de Caieiras, Suzano e São Paulo, todas no Estado de São Paulo, e foram acolhidos pelas comunidades locais.

A atividade é realizada tradicionalmente na segunda semana de janeiro e propõe que os jovens que participam da Articulação da Juventude Salesiana (Movimento Juvenil Salesiano) vão ao encontro do próximo em comunidades carentes. Para esse ano, as comunidades escolhidas foram a Paróquia Santa Rita de Cássia, em Caieiras, Paróquia Cristo Ressuscitado, localizada no bairro do Itaim Paulista, zona leste da capital, e Paróquia São José, em Suzano.

“Eu sempre tive esse espírito missionário. Sempre gostei de viver em comunidade e ai então a missão me completa nesse sentido: de viver em comunidade, pregar o evangelho, sair do meu cotidiano e fazer o que o Papa pede. Isso me anima muito e me completa como pessoa e como cristão”, conta Anderson da Silva, de São José dos Campos. Ilana Zago, de São Paulo, já pensou em tornar-se religiosa e ficou contagiada com os Salesianos: “Eu já havia pensado em seguir a vida religiosa, procurei conhecer muitas congregações… Mas quando eu conheci os Salesianos, esse contato com os jovens, essa alegria que você leva e conquista na missão, me contagiou e a gente vive isso na Ação Missionária”.

Assim como pede o Evangelho e reforça o Papa Francisco na exortação apostólica Evangelii Gaudium, os jovens salesianos aceitaram o chamado de “sair da comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (Evangelii Gaudium, 20).

Da mesma forma que acontece na Semana Missionária, realizada em julho, os jovens participaram e realizaram celebrações junto com as comunidades, visitaram residências, fazendo orações com as famílias e abençoando junto as casas e também promoveram atividades de recreação com as crianças e oficinas com os adultos.

Danielle Favalio, de Sorocaba, faz um balanço positivo da Ação Missionária. “Eu me baseava muito na experiência anterior, da rotina comum, das casas, oratório… Mas foi tudo isso e muito mais. As crianças foram demais, extremamente cativantes, a comunidade participando intensamente das celebrações. Foi uma ótima forma de começar o ano”. “Vou levar muita alegria, gratidão e Deus no meu coração. Também levo as experiências de encontro com Cristo e com as pessoas daqui”, conclui Larissa Cascaldi, de Campinas.

Texto: Anderson Bueno / Fotos: Fernando Gaia

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: