ADMA SP participa do VIII Congresso Internacional de Maria Auxiliadora

Cerca de 60 membros da ADMA – Associação de Maria Auxiliadora – da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo, participaram com alegria do VIII Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, na Argentina, entre os dias 7 e 10 de novembro.

Em atmosfera predominantemente salesiana e ricamente familiar, foram apresentados os 36 países participantes do congresso, que registrou 1300 inscrições de todo o mundo, sendo 400 participantes da Argentina e 200 do Brasil.
O evento, realizado no Auditório do Instituto Salesiano São Francisco de Sales, em Buenos Aires, contou com a presença do Pe. Ángel Fernández Artime, reitor-mor dos Salesianos; do Pe. Eusebio Muñoz, delegado do Reitor-mor para a Família Salesiana; do Pe. Pierluigi Cameroni, animador espiritual Mundial da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA); da superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Yvonne Reungoat; e dos inspetores salesianos da Argentina Sul, Argentina Norte, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguai.

O congresso sob o lema “Com Maria, mulher de Fé, para os jovens de hoje” foi conduzido pelo reitor-mor que salientou como Nossa Senhora está sempre presente na longa jornada da vida e da evangelização e apresentou duas leigas e um sacerdote brasileiro, que atuam numa missão em meio à floresta e que testemunharam que Maria Auxiliadora também lá é venerada. “Tenho a convicção, e muitas vezes o experimento, que é a mesma Virgem Maria a abrir o caminho para ser a Mãe de todos”. Ele convidou todos a pedirem a graça de continuar crescendo no amor a Mãe Celeste: “Se Maria Auxiliadora estiver em nossos corações, então seremos aquela Família Salesiana que Dom Bosco sempre desejou!”. O título do evento convidou a refletir sobre “Maria, uma mulher crente”. É uma necessidade para o nosso tempo. Uma das bases de nossa vida é a Fé em Deus: Maria nos ensinou a crer e a confiar num Deus que ama.

O Presidente da ADMA “Primária”, de Turim, Renato Valera, disse: “O encontro foi uma experiência das duas colunas do carisma salesiano – Jesus Eucaristia e Maria Auxiliadora”. A dimensão missionária salesiana que une a partir do coração de Dom Bosco. Antes de tudo estar conscientes de que pertencemos a uma Igreja missionária e recordou o trabalho dos missionários salesianos no mundo no empenho de levar Maria Auxiliadora a todos os lugares.

A cerimônia de encerramento do VIII Congresso Mundial foi realizada em clima de festiva salesianidade na basílica construída pelo arquiteto salesiano P. Ernesto Vespignani. Um lugar de beleza arquitetônica fenomenal: é um centro onde ocorrem grandes celebrações, como a de 24 de maio. É também um templo muito especial porque foi ai que o Papa Francisco foi batizado. Este santuário lembra a toda a Família Salesiana que é Maria a Mãe os une sob o Seu olhar materno.

Pe. Ángel Artime indicou os elementos-chaves para um trabalho pessoal para a missão salesiana de cada filho de Maria Auxiliadora: “Maria nos conhece. Conhece os nossos sonhos. Conhece os nossos projetos. Ela nos toma pela mão e nos leva persistentemente a Jesus”.

Convidou a todos a viver em profundidade a própria vida espiritual e a sempre perguntar-se: “O que quereis de mim, Senhor?”. Esta é uma pergunta que todos se devem fazer para aprofundar a própria vida e missão, neste mundo. Maria é nossa Mãe! E repete-nos como no Evangelho: “Fazei o que Ele, Deus, vos disser!”.

Foi também anunciada a decisão de sediar a próxima edição , a 9ª , do Congresso em Portugal, em Fátima, em Agosto de 2023.

Tânia Campos – Coordenadora Inspetorial da ADMA 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: