Aliança Verde de Dom Bosco em formação

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Explicações e atividades propostas pela facilitadora Andrêssa Batelochio levaram a equipe a projetar Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis vinculados aos serviços da Instituição

No dia 18 de março, a equipe responsável pelo Green Alliance Dom Bosco (Aliança Verde) do Instituto Dom Bosco contou com a formação de Andrêssa Batelochio, facilitadora de Projetos e Processos de Educação pelo Desenvolvimento Sustentável, educadora no projeto EducaVisThinking, entre muitas outras qualificações e vivências. Andrêssa foi indicada pela hoje voluntária do IDB Rosângela Melatto, ambas atuam na Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS).

Sem perder o compromisso, foi realizada uma videoconferência com a educadora devido a pandemia do Covid-19. Com duração de 03 horas, os educadores do IDB puderam entender mais sobre os desafios do mundo V.U.C.A.: Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. Durante sua fala, Andressa pediu para que listassem os conflitos que existem hoje em nosso território, falando de uma esfera econômica, ambiental e social. Foram ressaltadas três necessidades:

  1. Como em curto tempo ensinar os educandos a serem responsáveis pela co-resolução?
  2. Como ser mediadores?
  3. Como empoderá-los através da tecnologia?

Entre diversos assuntos abordados, a facilitadora trouxe para o grupo os 5P’S: Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta; e apresentou o histórico e atualização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), levando a equipe, através de atividade, a compreender o quanto os ODS e a Educação para Objetivos Sustentáveis (EDS) são caminhos fundamentais para nortear e traçar metas.

Durante o momento, a equipe pode ainda identificar ações práticas, como por exemplo a pesagem do lixo ao final do dia, que já acontece no IDB, relacionando ao ODS 12, Consumo e Produção Responsáveis, ação que está sendo feita para mensurar e conscientizar colaboradores e educandos. Andrêssa finalizou a atividade com a frase: “As palavras reproduzem uma cultura”.

“Os nossos mais sinceros agradecimentos ao comprometimento, orientações e norte dados pela Andrêssa, seguiremos mais seguros e firmes em prol de um mundo melhor!” Equipe da Aliança Verde.

Texto: Fabiana Santello – Instituto Dom Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: