Aluna de Direito do UNISAL conquista bolsa de Internacionalização no Chile

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) desenvolve uma Política de Internacionalização que oferece um ganho imensurável para todos os alunos. Em meio à pandemia, um dos parceiros de internacionalização do UNISAL, a Universidad Central de Chile (UCEN), abriu inscrições aos alunos para candidatura ao Programa de Mobilidade Remota para o segundo semestre de 2021.

A notícia chegou até Gabriele Ferraz, aluna do 10º semestre do curso de Direito no UNISAL, Unidade Lorena, que agarrou a oportunidade de cursar algumas disciplinas na UCEN, inicialmente no formato remoto, mas com a possibilidade de aulas presenciais, no Chile, quando a crise pandêmica no Brasil possibilitar.

Ela afirma que a emoção tomou conta de si no momento em que soube que estava inscrita e aceita, pois, sua trajetória de vida mudou a partir da oportunidade de estudar Direito no UNISAL.

“Venho de um bairro periférico em Lorena. Meus pais nunca tiveram como arcar com meu sonho de estudar Direito. Então, quando fui contemplada com uma bolsa de estudos no UNISAL minha vida mudou. Agora, chegando na reta final do curso e com a oportunidade de realizar um intercâmbio no Chile, e eu sempre sonhei em fazer um intercâmbio, principalmente na América Latina, por conta da minha paixão pela cultura e língua, então estou muito feliz e agradecida a Deus e a todos que me ajudaram”, afirmou. 

Com 10 anos de atuação como professor e sete como coordenador do curso de Direito, o Professor Bruno Creado foi, também, aluno do UNISAL. Ele afirma que Gabriele é uma aluna inteligente e muito dedicada e essa oportunidade abraçada por ela, mostra seu protagonismo. 

“Algumas oportunidades precisam ser aproveitadas e, ao me deparar com a Gabriele, uma aluna muito dedicada e querida por todos, soube que esse seria mais um ganho na sua trajetória e que ela já está sendo a protagonista da sua vida, desde que escolheu o UNISAL como local de aprendizado e desenvolvimento. Conheço o UNISAL como aluno que fui, como docente e como coordenador e sei que este é o lugar ideal para que novos profissionais de Direito sejam formados. É uma alegria apoiar cada um de nossos alunos!”, salientou o Coordenador.

Alinhada às exigências do Ministério da Educação, com ações, parcerias e acordos em prol da formação acadêmica e cultural dos corpos discente, docente e técnico-administrativo, o UNISAL, atualmente, conta com convênios de cooperação com a Alemanha, Chile, El Salvador, Espanha, Itália e Portugal. 

De acordo com Professora Grasiele Augusta Nascimento, Diretora Operacional da Unidade Lorena, e responsável pela área de Internacionalização do UNISAL, mesmo no formato remoto, as oportunidades oferecidas pelo UNISAL, por meio das parcerias internacionais, são essenciais para o desenvolvimento do aluno, bem como para aperfeiçoamento de seu currículo profissional.

“Os intercâmbios remotos já são muito utilizados no meio acadêmico e a tendência é que esse formato se amplie muito. De igual forma, para a formação e para o currículo do aluno, é de suma importância a participação, ampliando o aprendizado no âmbito acadêmico, cultural e profissional”, explicou.

É exatamente este o caminho que Gabriele deseja percorrer e que com o apoio do UNISAL, seu futuro tem sido muito positivo. 

“Espero ampliar meus conhecimentos, uma vez que temos diferenças substanciais entre o ordenamento jurídico brasileiro e o chileno. Também desejo ter contato com a cultura deles, que é algo inédito para mim. O UNISAL é incrível, os professores são brilhantes, todos com uma carreira de sucesso, com várias produções acadêmicas. Como aluna tenho inúmeras oportunidades de me desenvolver, não só pelo conteúdo de qualidade, mas também pelas inúmeras oficinas, grupos de estudo, mesas redondas, palestras, enfim, várias formas diferentes de também desenvolver nossos hard skills e soft skills. Um profissional formado no UNISAL é um profissional de destaque com certeza”, pontuou.

Gabriele destaca que já viveu experiências profissionais e acadêmicas muito enriquecedoras por meio do UNISAL, como estágios importantes, liderança em grupos de estudos de Direito Penal I e II e foi selecionada para participar da iniciação científica do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) por meio do Laboratório de Ciências Criminais”. 

Quando responde sobre a sensação que vive agora, Gabriele volta a falar de sua família, a quem é muito ligada e de onde vem os incentivos e forças para continuar. 

“Só Deus sabe todas as dificuldades que enfrentamos. Os sonhos começaram com a bolsa na faculdade e o desenvolvimento ao longo do curso, mas, ter conseguido uma bolsa de intercâmbio foi o auge! A filha do pedreiro está se formando em Direito na melhor Universidade do Vale do Paraíba, o UNISAL, e agora também vai ter uma experiência de estudo internacional no Chile. Ainda me sinto vivendo um sonho!”, manifestou.

Contribuir para que mais estudantes sejam os protagonistas de sua própria história é a missão do coração do UNISAL. Relatos como o de Gabriele são possíveis graças ao empenho de cada aluno, dos docentes e de toda a comunidade educativa que leva essa missão do ensino de excelência da educação salesiana. 

“Reforço meu eterno agradecimento ao UNISAL, na pessoa de todos os meus professores, ao Professor Bruno Creado, que é um coordenador exemplar, à nossa diretora Grasiele e a cada colaborador dessa casa salesiana, por sempre darem o melhor de si para proporcionar o melhor ensino e extraírem o melhor de nós, alunos. Quem passa pelo UNISAL nunca vai deixar de amá-lo”, concluiu Gabriele.

Texto: Centro Universitário Unisal / Foto: Arquivo Pessoal

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: