No dia 8 de março, quarta-feira, em sala de aula, foi apresentado o trabalho conclusivo pelos alunos da 3ª série Ensino Médio da Escola Salesiana São José, de Campinas, sobre o gênero textual: viñetas. A pesquisa foi realizada em duplas durante as aulas de espanhol.
Segundo a professora Patrícia Aparecida Pereira, o gênero estudado convoca o aluno a argumentar e tecer opiniões sobre determinado assunto. “Aproveitei a data de 8 de março, cujo tema envolve crítica e reflexão, e propus o trabalho de criação de viñetas. Este gênero textual, estudado neste trimestre, é muito contemplado pelo ENEM e universidades que cobram o español como língua estrangeira”, afirma a professora.
Segue abaixo o trabalho conclusivo – após estudos do gênero textual: viñetas.
Producción textual – 3º año de la secundaria de la escuela São José de Campinas
¿Cómo logramos transformar el mundo desde la escuela a través de la criticidad y acción?
En educación, los métodos conducen a la realización de actividades, las cuales aclaran los fenómenos propios a los determinados procesos básicos de toda acción y su éxito.
Essa é nossa maneira de mudar o mundo: crítica e ação expostas e contextualizadas em gêneros textuais, quando o aluno tem a possibilidade de refletir sobre o momento social no qual está inserido e elaborar suas reflexões, valendo-se dos conhecimentos contextuais da língua estrangeira, descobrindo um mundo… ¡“más allá de las fronteras”!
¡Lengua es vida, educación y descubrimiento!
Comunicação e Marketing – ESSJ