Alunos da ESSJ conversam com autores Telma Guimarães e Eduardo Maretti

Na manhã e tarde da quarta-feira, 10 de agosto, o projeto Encontro com o Autor da Escola Salesiana São José de Campinas – uma parceria entre as professoras de Língua Portuguesa, Lidia Maria Soares Bizo (6º ano) e Marilisa Bassini (9º ano), e a sala de estudos, com a responsável Alessandra Uchitzky – contou com a presença de Telma Guimarães, autora do livro “O enigma da cidade perdida”, livro lido pelos alunos do 6º ano durante o 2º trimestre e “Histórias Assombrosas”, uma adaptação de “Stories of Amazement” de Edgar Allan Poe, lido e discutido pelos 9º anos também durante o 2º trimestre.

Durante o encontro com os alunos do 6º ano, Telma incentivou-os muito quanto ao processo da escrita aliado à boa leitura. Cheia de perguntas quanto ao livro e à sua escolha profissional, a autora explicou aos alunos como se “cria” um livro e como é a trajetória para a divulgação do mesmo pela editora.

Num relato posterior, a aluna Marina Furquim Cauduro, 6º C, mencionou: “Ela nos contou que foi chamada [pela editora] para modificar o livro que Celso Antunes havia escrito. Nessa modificação tirou páginas, colocou mais personagens, mudou capítulos… Teve capítulo que ela tirou de um programa de TV [a ideia], do Discovery Chanel, que falava sobre sobreviver na mata”. Marina gostou da possibilidade de assistirmos a um programa e uma ideia surgir para a escrita de um texto. A autora explicou que isso proporcionou ao texto uma veracidade maior para os fatos relacionados à natureza.

Já com os alunos do 9º ano, num bate-papo bastante descontraído, a autora falou um pouco sobre sua carreira, obras, inspirações e suas influências literárias no contexto do mistério, morte e investigação. Dentre os autores citados estão o próprio Poe, Agatha Christie e Sir Arthur Conan Doyle que, coincidentemente, já foram lidos pelos alunos no ano anterior (8º ano), isso fez com que os alunos quisessem participar cada vez mais desse bate-papo.

Um dos alunos mais empolgados com a vinda da autora foi Rafael Rosolen Júnior, 9º B. Depois de fazer várias perguntas e saber um pouco sobre a autora, contou: “Achei legal [a história da autora], porque a família a apoiou quando precisou, e, também, todos seus livros têm um porquê. Antigamente, ela escrevia [seus livros] à noite.“ E finalizou dizendo que “o projeto da escola é interessante, porque traz outros conhecimentos aos alunos. Você consegue se inspirar em um conhecimento assim para, talvez, no futuro, ele virar um livro, como foi com a autora”.

No final desse encontro, a autora elogiou muito os trabalhos confeccionados sobre o livro pelos alunos. O trabalho consistia em transformar um dos contos do livro (são 4 no total) em história em quadrinhos. Vale conferir alguns desses trabalhos no site pessoal da autora e em suas redes sociais.

Fechando dos dois encontros, a autora realizou uma sessão de autógrafos para a alegria dos alunos.

Comunicação e Marketign – ESSJ

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: