Americana: alunos refletem sobre “Fraternidade e superação da violência”

Durante o mês de março, os alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Americana, participaram de uma aula diferenciada. Com a equipe de Pastoral, as aulas de ensino religioso serviram para que os alunos pudessem fazer uma imersão no tema da Campanha da Fraternidade 2018: “Fraternidade e superação da violência”.

Inicialmente os alunos assistiram um vídeo e refletiram sobre a filosofia africana chamada Ubuntu, que se conecta ao lema da CF “Vós sois todos irmãos”. Em seguida, o seminarista Árison Lopes coordenou um bate papo com os alunos sobre as violências sofridas pelas crianças e adolescentes conforme dados apresentados pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a análise de exemplos de violências cometidas em escolas da nossa região.

Após esse primeiro momento, os alunos seguiram para a sala de reuniões onde a música ambiente convidava cada um a refletir sobre as violências sofridas, cometidas ou presenciadas. Esse momento foi conduzido pela asessora de pastoral Nayane Borim, que motivou os alunos para que escrevessem, partindo de suas experiências de vida para que logo depois, jogassem no lixo esses papéis para ir além das violências e superá-las.

Um terceiro momento foi proposto pelo assessor de pastoral Pedro Felipe Oliveira, a dinâmica dos sapatos. Os alunos andaram pela sala, olhando para seus pés, tinham de pensar na própria vida. Em seguida deveriam tirar os calçados e trocá-los com os amigos, após andar novamente. Ao final foram motivados a relatar o que sentiram. Alguns sentiram desconforto, outros conforto. Partindo dessa experiência concreta, refletimos com os alunos como é estar na “pele do outro” e como seria sentir o que os outros sentem. Se nos colocarmos no lugar do outro com certeza deixaremos de cometer violências, pois sentiremos o que ele sente.

Para encerrar o professor de ensino religioso, Roberto Angelo Machado, retomou com os alunos o significado da filosofia Ubuntu, ou seja, um modo de viver que se opõe ao individualismo tão comum em nossa sociedade e que afirma que precisamos de outras pessoas para viver bem e de forma respeitosa.

A última ação foi ir para o pátio e sentar em roda com os pés unidos, assim como fazem as crianças nas tribos africanas. Em um minuto de silêncio e numa prece de mãos unidas, pedimos pela superação da violência no mundo, em nosso país e em nossas relações com nossos semelhantes. Por fim, abraços, sorrisos e o sentimento de que propostas como essa fazem toda a diferença na formação humana de nossos alunos.

Prof. Roberto Angelo Machado – Colégio Salesiano Dom Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: