Assembleia de formandos aborda a predileção pelos jovens

Os jovens que estão se preparando para tornarem-se sacerdotes ou irmãos salesianos participaram entre os dias 27 e 29 de julho, no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, da Assembleia Inspetorial dos Formandos.
A assembleia, segundo carta enviada pela Comissão Inspetorial de Formação, responsável pelo evento, foi uma ocasião oportuna de encontro, partilha, fomento e fortalecimento do espírito de família entre os formandos. O tema norteador foi “A predileção pelos jovens: dom especial de Deus e marca de nossa vocação”.
Além da reflexão central, os dois dias de encontro tiveram muitos momentos de espiritualidade, partilhas entre as casas e os formandos das diversas fases da formação salesiana, esporte, apresentações culturais preparadas pelos próprios formandos.
Na Eucaristia do primeiro dia de atividades, o inspetor, Pe. Edson Donizetti Castilho, falou aos formandos durante a homilia sobre a importância de manter-se sob vigilância para não entrar em uma zona de conforto, sendo que para isso é necessário “olharmos com gratidão a realidade das nossas casas, mas não nos prendermos às facilidades e aos confortos. Pelo contrário, como barro nas mãos do oleiro devemos nos empenhar na missão mesmo nas desventuras. As exigências da missão e mesmo as dificuldades e provações que vêm com ela não deve nos amedrontar ou fragilizar nossa consagração”.
O momento específico de estudo foi de encontro ao pedido do Reitor-Mor emérito, Pe. Pascual Chávez Villanueva, escrito na Estreia de 2013: “O verdadeiro salesiano não deserta do campo juvenil e possui também um conhecimento teórico e existencial dos jovens”. Auxiliou na reflexão o Sr. Mauricio Perondi, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenador do Observatório Juventudes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, líder do Grupo de Pesquisa “Observatório Juventudes PUCRS” no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ, membro da diretoria da Associação Sul Americana de Filosofia e Teologia Interculturais e conselheiro suplente do Conselho Estadual de Juventude do Rio Grande do Sul.
Durante a missa de encerramento da assembleia, em que a liturgia lembrou o Dia de Santa Marta, o Conselheiro Regional para o Cone Sul, Pe. Natale Vitali utilizou a passagem evangélica de Marta e Maria (Lc 10, 38-42) para refletir sobre a ação e a contemplação, deixando um horizonte para a continuidade da formação salesiana. “Não devemos olhar as figuras de Marta e Maria como coisas contraditórias, mas complementares. Devemos ter a contemplação de Maria e a ação de Marta”. E insistiu também fazendo a ligação da passagem com a vida de Dom Bosco: “O artigo 12 das Constituições (Salesianas) fala que Dom Bosco encontrava Deus na oração de todos os dias mas também com os pequeninos. O Reitor-Mor agora fala que os meninos são a nossa salvação. Nós precisamos encontrar o rosto de Deus. O que escutamos no Evangelho, na bíblia, aqui na Eucaristia de todos os dias, precisamos depois achar no rosto dos meninos mais pobres. Isso é a contemplação. A contemplação é a oração de todos os dias mas também a missão de todos os dias”.
Texto: Anderson Bueno com informações de S. Magno Fonzar Albuquerque / Fotos: Anderson Bueno e Magno Fonzar Albuquerque

Anderson Bueno com informações de S. Magno Fonzar Albuquerque

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: