Assessores de Pastoral participam de formação e planejamento

Os assessores de Pastoral da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora participaram de um encontro de formação e planejamento dirigido pelo delegado inspetorial para a Pastoral Juvenil, padre Roque Sibioni, na terça-feira, dia 15 de setembro, no Centro Inspetorial, em São Paulo.

Pela manhã a reunião teve por objetivo a análise e aprofundamento dos métodos e conteúdos sócio-educativos para os jovens com base nos ensinamentos pedagógicos e espirituais introduzidos por Dom Bosco de duzentos anos de história recém completados. Além disso, padre Roque também abordou a temática utilizando-se de subsídios que mostram a disseminação das práticas e o desenvolvimento organizacional da Família Salesiana ao decorrer de sua história. O conteúdo formativo foi dividido em cinco temas: Dom Bosco, Sistema Preventivo, Pastoral Juvenil, Pastoral Juvenil Salesiana, e Obra Salesiana em Pastoral.

No período da tarde os Salesianos de Dom Bosco e leigos das casas presentes foram divididos em três grupos – Obras Sociais, Escolas, e Universidades – a fim de refletirem sobre o conhecimento adquirido das realidades e das culturas juvenis em suas atividades: as necessidades dos jovens; o que pode ser feito para eles e com eles; onde a Pastoral Juvenil Salesiana deve ousar para ajudá-los; e o que a Igreja, Dom Bosco, e o carisma salesiano esperam de seus assessores. Os representantes também debateram sobre a utilização e os meios de divulgação da Revista Protagonistas, direcionada para a formação dos assessores.
Padre Roque ainda apresentou aos assessores o Plano Estratégico da PJS 2015-2018, produzido pela Comissão Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana, além do projeto de constituição do Conselho Inspetorial da Articulação da Juventude Salesiana.

Texto e fotos: Victor Delporto

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: