No Instituto Dom Bosco, Centro para Crianças e Adolescentes tem vasta programação de atividades

No mês de agosto, foram realizadas uma série de atividades artísticas, de saúde e esportivas nas unidades Bom Retiro e Castelinho

Durante o mês de agosto, o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), do Instituto Dom Bosco, realizou uma série de atividades artísticas, de saúde e esportivas. 

As ações aconteceram nas unidades Bom Retiro e Castelinho Dom Bosco Zona Sul.

CCA Bom Retiro
Oficina de Fantoches
 

A parceria entre a oficineira Lígia Santana, e o educador José Marcílio resultou na realização de uma oficina de fantoches, que desenvolveu as expressões de forma oral e artística das crianças. 

LEIA TAMBÉM

Artêmides Zatti: ‘Acreditei, prometi, fiquei curado’
Projeto Todos Temos Casa

Ainda em parceria, Lígia, a psicóloga Monique Carvalho e educadores, desenvolveram a ampliação da percepção e exploração do que está presente no entorno dos atendidos, sejam boas ou negativas, mas que compõem o território: bairro, casa, família, cidade, instituições, escolas, redes de apoio, saúde, praças, parques, ruas, lazer, amigos, social, espiritual, dentre outros.

Despertando os sentidos no parque e atividades

A ideia dos educadores José Marcílio e Bruna Miranda foi proporcionar uma vivência diferenciada no Parque da Luz. A proposta teve como objetivo despertar os cinco sentidos humanos por meio de experiências sensoriais em histórias com valores humanos, favorecendo a consciência crítica, percepção do meio onde se vive (território e ambiente familiar) e a vivência de momentos de cultura com a literatura.

Marcílio realizou com as turmas a dinâmica: “o que você parece para mim?”, com a finalidade de fortalecer a interação do grupo. Os educandos tinham que destacar nos colegas as qualidades ou sentimentos que devem ser trabalhados por eles.

Já a educadora Bruna vem trabalhando com os educandos a técnica do teatro de sombras.

Saúde masculina é papo sério em todas as idades 

A profissional da saúde, Rosângela Pimenta, que já realizou um momento formativo somente com as jovens do CCA, desta vez, conversou com os jovens do Serviço a respeito de: anticoncepção, DST’s e saúde do homem. 

CCA Castelinho Dom Bosco Zona Sul
Atividade Esportiva e Recreativa

No último dia 31 de agosto, foram realizadas atividades com o oficineiro Marcos Augusto e os atendidos do CCA Castelinho. A proposta da atividade foi promover  a inclusão social por meio da prática esportiva e recreativa, mostrando para as crianças e os adolescentes uma nova realidade durante a prática de desenvolvimento. Além de fortalecer a noção de espaço, fortalecimento de vínculo, respeito, confiança, comunicação como meio de resolução.

As dinâmicas foram realizadas por som como referência (voz e a palma), travessia com bambolê às cegas, trabalho coletivo tendo a comunicação como uma referência, corrente humana no escuro, pega bolinha com conhecimento corporal, caça bolinha tendo o som como referência e comunicação formal dos participantes e futebol adaptado como meio de resolução.

Texto e Fotos: Instituto Dom Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: