Austrália: um Salesiano Irmão que combate o tráfico de seres humanos

“Devemos fazer justiça, não só falar sobre ela!”. Foram as palavras, ouvidas durante um retiro nos USA em 2010, que motivaram o Salesiano Coadjutor australiano, Sr. David O’Brien, a entrar na rede “ACRATH” (Australian Catholic Religious Against the Trafficking of Humans – Religiosos Católicos da Austrália contra o Tráfico).

ACRATH, que surgiu em 2005, está ativa com diversas iniciativas:

– Campanhas de sensibilização e educação em nível comunitário;
Iniciativas de advocacy e lobbying para a melhora do visto por motivos humanitários para todos os sobreviventes do tráfico;
– Colocação em casas seguras;
– Construção de redes de ONG e agências na região Ásia-Pacífico;
– Apoio aos Objetivos de desenvolvimento do Milênio (MDG) para reduzir a pobreza e a vulnerabilidade ao tráfico nos Países de origem dos migrantes;
– Apoio às investigações relativas ao tráfico na Austrália;
– Visita aos centros de detenção e aos grupos que solicitam asilo.

A força de ACRATH consiste em valorizar os dons de seus membros. “Nenhum de nós, sozinho, possui todos os conhecimentos ou as habilidades para erradicar o tráfico na Austrália, mas continuando a rever o nosso trabalho e acolher novas forças na rede (…) seremos, realmente, o coração, a voz, as mãos e os pés de Jesus que deseja a vida em plenitude para todos e em particular para as pessoas marginalizadas e mais vulneráveis”, afirma o Sr. O’Brien.

Quando o Salesiano entrou na rede ACRATH, em 2011, trabalhou primeiramente nos projetos relativos ao chocolate équo-solidário (obtido do cacau colhido sem a utilização de menores); depois, foi envolvido num projeto radiofônico que através de uma emissora local difunde programas nas línguas dos grupos majoritários de migrantes (tailandês, vietnamita, chinês-mandarim…) para informar-lhes sobre os perigos do abuso de trabalho e sexual; neste anos, os programas foram ampliados com novas línguas e foi acrescentado o tema dos casamentos forçados.

Em 2015, o Salesiano também preparou um livro rico de fotografias inspirado em histórias verdadeiras, no qual narra a história de duas mulheres vítimas do tráfico: “One in a thousand stories: a tale of human trafficking” (Uma história sobre mil: uma narração sobre o tráfico).

Para o futuro, além de continuar o seu serviço individual, o Sr. O’Brien espera “falar aos jovens Salesianos, em particular aqueles que vêm dos Países dos quais os migrantes são traficados, para informar-lhes sobre o modo de poder ajudar”.

AustraLasia

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: