“Basta de Tráfico”: o futuro começa no campo

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

(ANS – Sunyani) – Gana é um dos países da África ocidental mais atingidos pelas migrações. A região do Brong Ahafo, de forte vocação rural, é, entre todas, a mais envolvida. Através do programa “Basta de Tráfico”, os Salesianos pretendem oferecer aos jovens a possibilidade de continuar na terra em que nasceram e cresceram, através do desenvolvimento de projetos agrícolas autossustentáveis.

“Quero concretizar o meu desejo de comer do que cultivo, sustentando com a minha produção agrícola Gana e, quem sabe, também, de algum modo, a África. Através do exemplo quero fazer com que os jovens entendam que a agricultura é uma ótima possibilidade”. Quem o diz é George Takyi, um moço de 33 anos que frequentou a Escola Técnico-Agrária Dom Bosco, em Sunyani, e que decidiu dedicar-se com muita seriedade à agricultura.

Ele é um dos candidatos a “tutores” do projeto que os Salesianos realizam na região, a fim de favorecer o desenvolvimento local e parar com o tráfico de pessoas para a Europa. Também o George tinha sido encorajado a atravessar o deserto e a buscar fortuna na Europa. “Recusou e decidiu investir a pequena soma de dinheiro de que dispõe no início de uma atividade agrícola (…). O seu objetivo é chegar a viver da agricultura, e mostrar aos jovens que é possível fazê-lo localmente, sem tantos riscos… E este objetivo coincide com a nossa campanha ‘Basta de Tráfico’”, comenta o salesiano missionário P. Krzysztof Nizniak, polonês.

O primeiro requisito para que o projeto de George e dos Salesianos se realize é a perfuração de quatro poços em outros tantos “sítios”. Os responsáveis pelos poços, escolhidos segundo as suas capacidades e competências, depois de frequentar um curso sobre agricultura, farão de “tutores” para todos os agricultores locais. Portanto, não só administrarão os recursos hídricos mas também formarão os camponeses da região. A finalidade é outrossim superar a técnica do “slash-and-burn” (corta e queima) que acaba por destruir o ecossistema da África subsaariana.
Através da disponibilidade hídrica, da utilização de adubo orgânico advindo dos animais e da sensibilização acerca das temáticas ambientais, visa-se criar um circuito virtuoso de desenvolvimento que fornecerá aos jovens camponeses um motivo válido para não emigrar.

O P. Nizniak confia no George: “Acreditamos na sua forte vontade e dedicação. Estamos convencidos de que, com um apoio apropriado, se há de tornar um ponto de referência assaz importante, para os futuros camponeses de seu lugar”.

Mais informações: “Missioni Don Bosco”

ANS – Sunyani

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: