Bispos debatem a revisão das Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil

A principal tarefa dos bispos reunidos em Aparecida (SP), na 53ª Assembleia Geral da CNBB, que segue até o dia 24 de abril, é a revisão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o próximo quadriênio (2015-2018). A primeira parte da manhã desta quinta-feira, 16 de abril, foi dedicada à apresentação do  texto de trabalho.

Os bispos fizeram observações sobre a estrutura do texto, o conteúdo em particulares conceitos teológicos e de doutrina. Alguns presidentes de comissões pastorais da Conferência aproveitaram para atualizar alguns temas nas DGAE mediante o trabalho dos últimos quatro anos. Dom Francesco Biasin, presidente da Comissão de Ecumenismo e Diálogo Religioso, por exemplo, chamou a atenção para alguns fenômenos sérios dentro do contexto de sua Comissão como a presença da violência e dos fundamentalismos. Para o bispo,  essas realidades devem ser consideradas no novo texto das DGAE.

Atualização do texto

Dom Sergio da Rocha, presidente da comissão que faz a nova redação das DGAE, falou no plenário a respeito do processo de trabalho que estão executando nos últimos meses e, principalmente, o tempo curto que se tem durante a assembleia para que o texto esteja pronto para ser votado. Desse modo, pediu aos bispos para que acelerem a entrega das contribuições, por escrito, para que a conclusão do trabalho ofereça um bom instrumento de reflexão para a Igreja no Brasil.

Novas sessões serão realizadas para discussão do tema. O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, recordou aos colegas a importância da conclusão da redação das DGAE para que se inicie o processo de eleições da Conferência.

CNBB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: