Bullying e a violência dentro das escolas ainda são temas sem diagnóstico no país

* Por Marilda Martins P. de Souza

No último dia 20 de outubro, o Brasil e nós do Colégio Salesianos Santa Teresinha, na Zona Norte de São Paulo, e do tradicional Liceu Coração de Jesus, no bairro Campos Elíseos, acompanhamos estarrecidos os desdobramentos do triste caso do Colégio Goyases, em Goiânia, em que associou o assassinato de dois estudantes ao bullying sofrido pelo aluno agressor. Felizmente não temos nenhum caso registrado nesse sentido em nenhuma das nossas unidades, mas isso é fruto da própria proposta pedagógica centrada na Metodologia do Amor Educativo e no Sistema Preventivo, fundamentados por Dom Bosco.

Acredito que as estratégias de combate aos atos de violência física ou psicológica dentro das escolas podem ser adotadas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio para evitar que tragédias como essa se repitam. O próprio Artigo 5ºda Lei 13.185 obriga instituições de ensino e clubes a adotarem medidas de prevenção ao bullying. Além dos ensinamentos da religião católica, visamos criar uma relação de confiança entre alunos, professores e a direção. Nosso objetivo é incentivar que as crianças e jovens falem sobre seus sentimentos, denunciem práticas abusivas e desenvolvam noções de tolerância.

Quando descobrimos ou temos acesso a algum caso, conversamos com os alunos e chamamos os pais. O serviço de Orientação Educacional tem um bom acesso aos alunos e conversa muito com eles. Com tudo isso, vamos mapeando e resolvendo esses casos. Porém, quando vemos que um caso está num estágio mais evoluído, além de entrar em contato com os pais, orientamos e sugerimos que procurem ajuda profissional. Também temos a preocupação de explicar o que é realmente significa o bullying, como ele funciona e quais as consequências que atos desse tipo podem trazer. Temos atividades específicas que contribuem para isso, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), realizado em parceria com a Polícia Militar, e o “@ssim Sim! Uma Navegação segura, ética e responsável”, com palestras de professores que buscam esclarecer os perigos das mídias e redes sociais, entre outros.

Além disso, o Sistema Preventivo de Dom Bosco que adotamos é composto de um conjunto de procedimentos norteados pelos valores básicos que compreendem a razão, a religião e o carinho, que procura, dessa forma, desenvolver integralmente o educando, em todas as suas dimensões, com isso construindo uma relação de confiança que estreita os laços com a coordenação e direção. Acreditamos no protagonismo do jovem e nas relações sociais. Também faz parte do processo educativo a presença da equipe de Pastoral, que vem reforçar e intensificar o trabalho já descrito.

O mundo atual, muitas vezes acaba contribuindo com atitudes inadequadas praticadas pelo jovem. Hoje, bullying é um dos principais desafios a serem superados pelos professores e educadores dentro das salas de aula, mas como educadores devemos policiar qualquer tipo de desvio social, por exemplo: desrespeito, individualismo, falta de noção do coletivo, etc. Os colégios salesianos Santa Teresinha e Liceu Coração de Jesus têm a preocupação de, diariamente, trabalhar valores e atitudes para formar bons cristãos e honestos cidadãos dentro das rotinas das escolas, além da busca em obter bons resultados acadêmicos.

* Marilda Martins Pereira de Souza é Diretora Pedagógica dos colégios salesianos Santa Teresinha, na Zona Norte de São Paulo, e do Liceu Coração de Jesus, no bairro Campos Elíseos

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: