Business Intelligence: curso gratuito com professor do Canadá no UNISAL

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Seguindo sua política de internacionalização, que tem por objetivo alinhar as metodologias de ensino com a realidade do mercado de trabalho e com as melhores práticas das principais universidades do mundo, o UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, em parceria com a USP-Lorena,  contará com a presença do  professor Masoud Jalili, do BCIT (British Columbia Institute of Technology) de Vancouver,  Canadá.

Durante o 1º semestre de 2016, o prof. Masoud ministrará um Curso de Extensão em Business Intelligence -BI, que tem por objetivo a capacitação dos estudantes dos Cursos de tecnologia do UNISAL e USP, tais como Ciência da Computação e Engenharias.

A área de BI utiliza a mineração de dados (data mining) e tem por finalidade extrair informações, tendências e perfis em grande volume de dados denominados “Big Data”. De acordo com o prof. Aníbal Fernandes, apesar do tema ser complexo, o BI é tido como a mais moderna e principal ferramenta para auxílio na tomada de decisões dos executivos de grandes corporações e está diretamente relacionada com o mundo “Internet das Coisas.”

Masoud afirmou que a ferramenta BI pode determinar, entre outras coisas, o perfil da população e, consequentemente, provocar melhorias inovadoras sociais. “Muitos dos dados disponibilizados são gratuitos e se soubermos usá-los mudaremos o contexto histórico de um país.” Masoud é nascido no Irã, mas há 25 anos escolheu o Canadá como país para viver com a esposa, Elena Zhao, que é formada em engenharia da computação e é pesquisadora no mesmo Instituto. Ela está acompanhando o prof. Masoud no Brasil.

A cada cinco anos o BCIT define um destino para Masoud desembarcar e realizar sua pesquisa.  O professor afirmou que o Brasil é uma potência, o maior país da América do Sul e, por isso, tem interesse em conhecer detalhes da economia brasileira e projetos na área educacional. “Escolher o Brasil para este estudo não significa que os alunos e eu iremos analisar apenas dados e costumes de brasileiros”, revela Masoud.

Os estudantes utilizarão dados reais do mundo disponibilizados pelo “The world Bank” (http://data.worldbank.org/) bem como acessar as redes sociais para analisar quais assuntos estão sendo discutidos. O BI a ser estudado é similar ao utilizado durante a campanha de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, para definir novos rumos de debates.

No UNISAL o curso será realizado nos laboratórios da Ciência da Computação e contará com a colaboração dos profs. Anibal Fernandes, Carlos Feichas e Walmir Duque. A programação do curso contará com as seguintes ferramentas: Excel 2013, Tableau Desktop, Python, MongoDB e JSON.

A previsão é de que o Curso comece em 3 março e termine em 9 de junho, sempre às  quintas-feiras, das 19h às 22h30, e tem como público-alvo alunos dos Cursos de exatas do UNISAL e USP. Serão oferecidas até 40 vagas e será gratuito.

Serviço

Curso de Extensão Business Intelligente – BI
Local: Unidade Lorena – Rua Dom Bosco, 284 – Centro – Lorena
Data: 03 de março a 09 de junho de 2016
Horário: quintas-feiras, das 19h às 22h30
Informações: [email protected]
Preço: gratuito

 

Imprensa – UNISAL

 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: