Campinas: Grupo Dom Bosco de Escoteiros celebra 50 anos

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O dia 24 de junho foi ocasião de festa para o Grupo Dom Bosco de Escoteiros. Há 50 anos a Equipe 122-SP era fundada em Campinas, nas dependências da Escola Salesiana São José, pelo padre Jan Dec (1918-2013).

Ele, salesiano sacerdote nascido na Polônia, já em sua terra natal ingressou no escotismo, em 1936, com 18 anos. Chegou ao Brasil como missionário em 1948 e aqui foi ordenado padre no município paulista de Lorena, nesse mesmo ano. Transferido para Campinas em 1960, exerceu o ministério de pároco e de professor da escola técnica.

Foi um escoteiro empenhado, recebeu, em 1993, o grau máximo da formação escotista: a Insígnia de Madeira. Foi reconhecido com importantes condecorações, em 1984 e em 2007, a Medalha de Gratidão – Bronze; em 1991, a Medalha Bons Serviços – Ouro.

A sede do grupo foi transferida no ano 2000 para uma área concedida pela Prefeitura de Campinas. Mas, os vínculos com a Escola Salesiana São José e com o salesiano padre Jan Dec são constituintes da equipe.

S. Magno Fonzar Albuquerque / Fotos: Gabriela Barbosa

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: