Campinas São João sedia o I Seminário de Articulação dos Conselhos Tutelares

Na terça-feira (26), os Conselheiros Tutelares de Campinas, participaram do I Seminário de Articulação dos Conselhos Tutelares com o Sistema de Garantia de Direitos de Campinas. O encontro ocorreu nas dependências do Núcleo São João Batista, Centro, no Teatro Dom Nery. Os cerca de 160 presentes puderam, além de trocarem experiências, discutir questões pertinentes à área, tais como as apresentadas pelo levantamento de dados realizado pela Associação dos Pesquisadores de Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NECA). 

Na abertura do seminário, estiveram presentes convidados ilustres, tais como o Diretor da Obra Social São João Bosco (OSSJB), Padre Tetuo Koga, a Secretária Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS), Janete Aparecida Giorgetti Valente e o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette. Em suas palavras iniciais, o prefeito destacou a importância de encontros como o presidido, além de reafirmar ser contrário a redução da maioridade penal. O prefeito também ressaltou as palavras do Padre Tetuo Koga, referente ao trabalho imprescindível que deve-se ser realizado em prol deste público.

No encontro também foi reforçada a criação de mais um conselho tutelar em Campinas, o da Região Norte. A decisão foi tomada pelo Poder Executivo, o qual sentiu a necessidade de reforçar a proteção às crianças e adolescentes na área em questão, a qual antes atuava juntamente ao conselho da Região Leste. As inscrições para o processo seletivo para os novos conselheiros tutelares de todas às regiões de Campinas (mandato 2016-2020) estão abertas até dia 08 de junho, na Sede da Casa dos Conselhos. A Secretária destacou a importância da descentralização do trabalho realizado. “Agora, com a criação desta quinta região, atenderemos com maior qualidade, já que o acesso ao conselho se torna mais direto”, acredita Janete.

O primeiro seminário contou com debates e apresentações, como O olhar dos Conselheiros Tutelares sobre a situação de violência dos direitos de crianças e adolescentes de Campinas – apresentação dos dados de 2013/2014 do Sistema de Informações para Infância e Adolescência (SIPIA) e Apresentação do Plano de Ação Integrado dos Conselhos Tutelares de Campinas – importância e percurso.

Na parte da tarde, os participantes, divididos em grupos conforme a região de abrangência territorial dos Conselhos Tutelares, discutiram questões pertinentes a temática e apresentaram os resultados adquiridos aos demais presentes.

O que é o Conselho Tutelar:

O Conselho Tutelar visa zelar os direitos da criança e adolescente, sendo um órgão permanente, autônomo, não jurisdicional.

Quando devo procurar o Conselho Tutelar:

Todas as situações de violação de direitos da criança ou adolescente, inclusive as que acontecem em âmbito familiar, devem ser imediatamente comunicadas. A denúncia pode ser feita por telefone (Disque Denúncia – Campinas e Região: 3236-3040; Delegacia da Infância e Juventude: 3276-0011) ou pessoalmente.

Fotos e texto: Laís Franco

Assessoria de Imprensa da Obra Social São João Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: