Carlos Della Torre

Início do Processo: 17-01-2003

Carlos nasce em 9 de julho de 1900 em Cernusco sul Naviglio, província de Milão, Itália, de piedosos e simples pais, Antonio e Filomena. Foi o quarto de sete filhos que alegraram a família Della Torre. Em 1917, ao explodir a primeira guerra mundial, o jovem Carlos é chamado às armas; ainda não completara dezoito anos.

Retornando para casa, viu morrer o pai, consumido por um câncer no estômago. Nesses tristes momentos, Carlos foi o anjo consolador da mãe e dos irmãos. Passou os anos da juventude ajudando à mãe e freqüentando a igreja paroquial onde ensinava catecismo aos meninos.

Em 3 de dezembro de 1923, com 23 anos, entrou no Instituto Salesiano Card. Cagliero de Ivrea, onde em três anos conseguiu concluir os estudos ginasiais.

O Colégio Salesiano de Ivrea era, naquele tempo, o Instituto Missionário da Congregação, de onde os jovens recrutas missionários partiam para todo o mundo salesiano. Carlos, depois de ter servido o seu rei na linha de frente, pediu aos Superiores para servir também o Senhor e Dom Bosco ainda na linha de frente. Assim, no dia 16 de outubro de 1926, depois de apenas três dias de despedidas da mãe e dos irmãos, partiu de Gênova para a Missão Salesiana da China. Foi uma viagem sem retorno, porque Padre Carlos, missionário por 56 anos, jamais retornou à Pátria para rever seus caros, como já lhe tinha dito a mãe: “Vai e não retornes mais”.

Após apenas sete meses como noviço em Macau, China, os Superiores destinaram-no à nova Missão Salesiana da Tailândia, então chamada de Sião. Chegou a Bangkok, capital do Reino, no dia 25 de outubro de 1927, com o primeiro grupo de missionários tendo como chefe o futuro Bispo Dom Gaetano Pasotti e guiados pelo Padre Pedro Ricaldone, então Prefeito Geral da Congregação Salesiana, em visita extraordinária ao Extremo Oriente.

No dia 8 de dezembro do mesmo ano, Padre Carlos emitiu a sua primeira profissão religiosa em Bang Nok Khuek, casa mãe da missão salesiana da Tailândia. Vendo os Superiores a sua maturidade, embora ainda fosse clérigo, encarregaram-no dos registros da casa e da cozinha com o pessoal a ela adido. Foi justamente durante esse primeiro período de sua vida que, no contato com as jovens e as mulheres de serviço, teve a intuição – ou como ele mesmo disse: “Fui inspirado por Nossa Senhora” -, de reuni-las e fundar uma congregação de irmãs locais destinadas ao serviço e à manutenção das igrejas, das escolas paroquiais, da cozinha e da rouparia dos colégios e, além disso, encarregadas do ensino do catecismo às crianças para prepará-las ao recebimento dos Sacramentos.

Em 16 de janeiro de 1936 o clérigo Carlos e seus sete companheiros de noviciado foram ordenados Sacerdotes na pequena igreja de Ban Pong por Dom L. Perros, Bispo de Bangkok. Foi um dia de festa e de triunfo para a Congregação Salesiana que oferecia à Igreja local seus primeiros sete filhos sacerdotes, completamente formados na Tailândia. Após a ordenação sacerdotal, devido ao longo jejum, Padre Carlos foi obrigado a fazer um pouco de repouso e receber cuidados especiais na residência de Thà Ví.
Em 1949, com a vinda de um Visitador extraordinário à Tailândia e colocado pelos Superiores na angustiante alternativa de ou deixar a Congregação Salesiana ou o seu incipiente Instituto de irmãs locais, Padre Carlos, com grande pesar e desgosto, mas professando-se ainda filho devoto de Dom Bosco, deixou a Congregação para poder dedicar-se plenamente à sua incipiente obra, incardinando-se na diocese de Bangkok. Para o Padre Carlos e suas primeiras Irmãs foram anos realmente difíceis em todos os sentidos. Viram-se nas condições mais desesperadoras, sem dinheiros, sem teto e sem trabalho, um pouco abandonados e incompreendidos por todos. No pequeno local colocado à disposição deles pelo Bispo de Bangkok, as Irmãs conseguiram o pão bordando e costurando roupas que, depois, eram vendidas por pouco dinheiro.

Enquanto desenvolvia suas obras e cuidava da formação das Irmãs, Padre Carlos enviara a Roma, com o Nihil Obstat do Bispo local, o primeiro regulamento para a aprovação como Instituto de consagradas leigas. Em 1955, depois de muitas incertezas e dificuldades as sete primeiras Irmãs do Instituto emitiram a primeira profissão e consagração religiosa.

Atualmente, as Irmãs da Realeza de Maria Imaculada contam com 48 professas, 4 noviças e 36 aspirantes, que trabalham em cinco obras próprias do Instituto, com o espírito salesiano do Padre Carlos.

sdb.org

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: