Casa da Moeda lançará medalhas comemorativas pela canonização de João Paulo II e João XXIII

Em cerimônia inédita no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a Casa da Moeda do Brasil fará no Altar Central o lançamento das medalhas comemorativas pela canonização dos Papas João Paulo II e João XVIII. Os três modelos, confeccionados em ouro, prata e bronze, serão apresentados ao público durante a Celebração Eucarística das 9h00, nesta sexta-feira (04).

 Criadas e modeladas pelas artistas Érica Takeyama e Nelson Carneiro, as medalhas homenageiam os novos santos da Igreja Católica, canonizados por Papa Francisco em abril de 2014.

A data e o local foram escolhidos porque marcam os 34 anos da visita de São João Paulo II ao Brasil, em julho de 1980, ocasião em que sagrou o altar do Santuário, oferecendo o título de Basílica Menor.

Em entrevista ao A12.com, o prefeito de Igreja padre Valdivino Guimarães ressaltou a importância histórica da data e comentou a homenagem feita pela Casa da Moeda:

“É um momento muito bonito, porque a Casa da Moeda não visa apenas vender as medalhas que lança, mas se preocupa com o lado cultural. A arte do colecionismo, seja de moedas, selos e outros objetos é cultura também. A CMB quis homenagear os santos papas com estas medalhas, como fizeram quando Papa Francisco esteve no país em 2013. É uma data muito significativa para o Santuário e para todos os brasileiros”.

As peças apresentam em seu anverso as faces dos santos, acompanhadas da legenda: “MMXIV – Canonização de João Paulo II e João XXIII”. No reverso, há a reprodução da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Ao todo, serão apresentadas 5 mil medalhas, sendo 4.000 em bronze, 980 em prata e 20 em ouro. A medalha de bronze custará R$ 60 e a de prata, R$ 336, sem o frete. A de ouro só será produzida sob encomenda.

Durante a celebração que será presidida por Dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo de Aparecida, a Casa da Moeda irá descaracterizar os cunhos em que foram moldadas as medalhas, garantindo, dessa forma, a produção limitada.

Na ocasião, será entregue como presente ao Santuário Nacional uma medalha de prata e o cunho, que serão expostos no Museu Nossa Senhora Aparecida.

Além dos devotos da Mãe Aparecida, os principais colecionadores do país estarão presentes à cerimônia e terão a oportunidade de adquirir a medalha no subsolo do Santuário Nacional.

Por Tatiana Bettoni para A12.com

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: