Catequistas, ministros da mensagem cristã

Um dos ministérios mais importantes e necessários, desde os primeiros séculos do cristianismo, é o dos catequistas. A Igreja primitiva compreendeu que o acompanhamento dos pagãos e de todos os que se aproximavam das novas comunidades cristãs, era confirmado pelo testemunho dos homens e mulheres de fé. Nesse processo se possibilitou “ressoar a mensagem do Mistério Pascal de Jesus Cristo” – Catequese.

No domingo, 4 de setembro, cerca de 50 catequistas de cinco comunidades paroquiais da Inspetoria Salesiana de São Paulo, viveram um dia de encontro formativo. O evento se deu no auditório do Centro Inspetorial, junto ao Liceu Coração de Jesus. A maioria dos catequistas são jovens, há menos de dois anos exercendo o ministério nas suas comunidades.

Duas temáticas básicas deram a tônica dos trabalhos no encontro dos “acompanhantes” da fé: a linha cronológica da catequese na Igreja, com ênfase na dinâmica da Iniciação à Vida Cristã e a Espiritualidade do Catequista.

O carisma salesiano é eminentemente catequético. Impossível compreender o apostolado salesiano desligado da educação da fé. As Constituições dos SDB, no artigo 34 apresentam uma motivação fundamental lembrada por Dom Bosco ao seus salesianos: “Esta Sociedade, em seu início, era um simples catecismo”.

Se a oração da manhã desfrutou da riqueza da Lectio Divina do texto dos Atos dos Apóstolos 8,26-40, a coroação dos trabalhos do dia não foi diferente, pois à tarde se deu a Celebração da Eucaristia na capela do Centro Inspetorial. Na oportunidade, Dom Antonio Carlos Altieri presidiu a assembleia celebrativa.

Eraclides Reis Pimenta, sdb

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: