Centenas de jovens salesianos em uma Semana Missionária

Entre os dias 9 e 17 de julho, as cidades de Pilar do Sul, São Bento do Sapucaí e Tatuí receberam cerca de 250 jovens de escolas e obras sociais da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora para a Semana Missionária.

Estiveram representados com jovens missionários o Colégio Dom Bosco de Americana; Colégio Dom Bosco de Piracicaba; Oratório Dom Bosco, Escola Salesiana São José e Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Campinas; Instituto Nossa Senhora Auxiliadora de Cruzeiro; Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro do Guarujá; Paróquia Sagrada Família de São José dos Campos; Colégio Salesiano São José e Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Sorocaba; Projeto Vida Melhor (PROVIM), Colégio São Joaquim e UNISAL de Lorena; Paróquia São João Bosco da Lapa, Obra Social Dom Bosco de Itaquera, Centro Social e Paróquia Santa Luzia do Jardim Nordeste e Instituto Dom Bosco do Bom Retiro e Externato Santa Teresinha, de São Paulo.

O evento, que chegou à sua vigésima segunda edição, ajuda a evangelizar e animar as comunidades que a recebem por meio de diversas atividades religiosas, culturais e de lazer com crianças, adolescentes, jovens e adultos. Para os jovens missionários, é uma oportunidade de “fazer a experiência de Deus em meio ao povo”, pois “possibilita aos adolescentes uma prática do Anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo e do voluntariado a partir da experiência de comunidade”.

“Minha segunda Semana Missionária foi um momento muito marcante para mim, onde pude perceber que, independente do lugar em que formos, sempre teremos pessoas que precisam de atenção, alegria e carinho para que tanto elas como nós possamos cada vez mais fortificar a fé e a bondade em nossas vidas”, conta Henrique Bragança Sponchiado, 18 anos, aluno da Escola Salesiana São José de Campinas, missionário na cidade de Pilar do Sul.

O sentimento de carinho, típico do carisma salesiano, é grande tanto para quem o dá quanto para quem o recebe, como mostra o depoimento do garoto Everton Alexandre, 13 anos, que mora em Tatuí e participou das atividades com o grupo de missionários da Paróquia São João Bosco do bairro da Lapa, de São Paulo: “A presença dos missionários na comunidade nos trouxe algo novo e diferente que geralmente não ocorre por aqui, um dia com várias atividades diferentes, para todos. Seja crianças, adolescentes, jovens e adultos. Uma experiência muito boa e válida. Espero que todos vocês possam retornar aqui na cidade um dia. Obrigado!”.

Durante a semana em que ficaram nas três cidades, os jovens missionários visitaram as famílias, rezando e abençoando as casas, participaram da Eucaristia e realizaram celebrações como a Celebração do Terço Luminoso, além de desenvolverem oficinas de trabalhos manuais e atividades recreativas com as crianças.

“Foi algo muito bom que aconteceu, precisávamos destes jovens aqui. Todas (as atividades) foram importantes e tiveram o seu valor, mas o Boa Noite foi o melhor, pois sempre tinha uma mensagem positiva ao final do dia. Nunca desanimem, continuem com essa alegria evangelizando os jovens”, agradeceu por Whatsapp a moradora Neide da cidade de São Bento do Sapucaí, que acolheu os missionários da Paróquia Sagrada Família de São José dos Campos. Seu filho, Matheus, também se manifestou e disse que os missionários “plantaram sementes nos jovens, levando-os mais próximos à Igreja”.

Assista ao vídeo com depoimentos de jovens que participaram da Semana Missionária e veja as fotos na sequência:

Texto: Anderson Bueno / Fotos: Arquivos dos jovens missionários / Entrevistas: Fernando Gaia

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: