Centro Juvenil Dom Bosco reflete sobre comunicação efetiva e não violenta em encontro sociofamiliar

O Centro Juvenil Dom Bosco, na Lapa, realizou o Encontro Sociofamiliar do mês de novembro, com a presença das famílias do Centro de Formação Profissional (CEDESP). 

O assunto central da reunião foi a comunicação. Este tema começou a ser discutido na Obra Social durante o encontro realizado em setembro, em que, para fortalecer os vínculos familiares, os participantes do encontro foram desafiados a se reunirem e conversarem por ao menos cinco minutos, duas vezes na semana, sobre acontecimentos do dia, lembranças e situações que precisassem ser resolvidas.

Para isto, o grupo contou com orientações que mostraram como a comunicação efetiva e não violenta pode facilitar uma boa convivência. 

LEIA TAMBÉM

ADMA São Paulo elege novo Conselho Inspetorial

Na última conferência, as famílias relataram sobre a experiência. 

Em outra etapa, aconteceu a dinâmica “A mensagem”. O exercício mostrou uma forma de comunicação onde o diálogo ocorre não somente por uma, mas por duas ou mais pessoas e todos têm o direito de se expressar e o dever da escuta. A proposta realça como as situações são conduzidas e interiorizadas no seio familiar.

Na conclusão desse momento, foi apresentado aos participantes uma árvore genealógica, produzida por um educando e duas colaboradoras do Centro Juvenil. 

Por fim, os educadores dialogaram com os responsáveis sobre o desenvolvimento dos atendidos nas atividades propostas ao longo do semestre.

Texto e Fotos: Centro Juvenil Dom Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: