Estes foram alguns dos motivos que levaram uma equipe de voluntários do Grupo Algar Tech a visitarem uma das unidades da Obra Social São João Bosco, em Campinas, na manhã do dia 5 de abril.
A Analista de Educação Empresarial, Ana Paula Sant’Ana, trabalha na empresa Algar (Barão Geraldo) há nove anos (dentro da operação Mercedes Benz, Distrito Industrial de Campinas-SP). Ela esteve no anfiteatro do Núcleo Dom Bosco (Residencial Vida Nova) para o lançamento do “Clube da Correspondência.”
Coordenando um pequeno grupo (sete voluntários) dos 259 associados que participarão do projeto com os educandos da Obra ao longo deste ano, a visita começou com a apresentação do vídeo institucional da empresa Algar (Grupo Empresarial Empreendedor, com sede em Uberlândia-MG, que atua em diversas áreas como tecnologia, agronegócio, comunicação, serviços e turismo). Depois, foi a vez dos alunos se apresentarem através de uma dinâmica em roda.
“Desde 2003, temos o projeto ‘Clube de Correspondência’, no qual associados (funcionários) trocam cartas com crianças, na faixa entre nove e doze anos, das escolas públicas e/ou ONG’s. Nessa amizade, construída a moda antiga, as crianças desenvolvem a leitura e a escrita, além de estimularem sua criatividade”, declarou Ana Paula.
Outro vídeo foi passado mostrando a experiência das crianças da cidade de Uberlândia que também participaram e gostaram muito do Clube! Uma participante trocou cartas durante 6 meses com o seu “padrinho Tio Reynaldo”… Ao final, descobriu que seu correspondente era o ator Reynaldo Gianecchini!
Feitas as apresentações, a 1ª Oficina do projeto aconteceu na sala de aula onde cada educando recebeu 1 kit contendo: 1 lápis, 2 folhas, 1 envelope e a carta do padrinho ou madrinha. O tema da primeira carta foi “Quem sou eu”. Eles receberam a orientação de como se deve preencher uma carta e, assim que terminaram, devolveram aos voluntários presentes que entregarão aos devidos destinatários. Essa troca acontecerá um vez por mês, durante 7 meses. O mesmo foi feito no período da tarde com mais duas turmas.
“Essas cartas são importantes para transformar tanta imaginação em aprendizado. Desenvolvem a leitura, interpretação de texto, caligrafia e, ainda, criam novas amizades”.
A Obra Social São João Bosco foi escolhida para a aplicação desta ação, pois, graças a uma parceria que já dura 3 anos com a Campanha de Natal, em 2016 a Algar decidiu ampliar o contato e o acompanhamento dos educandos com mais projetos a serem desenvolvidos na unidade Dom Bosco.
Texto e fotos: Gabriela Haeitmann