Colaboradores da OSSJB refletem sobre Doutrina Social da Igreja e salesianidade

Na segunda-feira, 24 de outubro, os colaboradores da Obra Social São João Bosco, de Campinas, encontraram-se para o Dia de Formação no Núcleo São João Batista (Centro). Após um delicioso café da manhã, dirigiram-se ao Teatro Dom Nery e acompanharam a oração inicial conduzida por Elias Felix, Coordenador do Núcleo São Domingos Sávio (Jd. Campo Belo II).

Em seguida, a equipe do Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional do Núcleo Dom Bosco (Vida Nova) trouxe para a reflexão, no momento do “Bom Dia”, uma forte mensagem dita pelo Papa Francisco aos jovens do mundo todo na última Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia: “Para mudar o mundo é preciso sair do sofá!”.
A programação da manhã seguiu com um momento de espiritualidade na quadra poliesportiva. O Animador de Pastoral, Diego Sampaio, leu a passagem do Evangelho de Lc 1, 39-45, que narra a visitação da Virgem Maria à sua prima que, como ela, também estava grávida. Neste episódio tão bonito, Maria foi, claramente, sinal da presença luminosa do Espírito Santo para Santa Isabel. Inspirados pela Palavra de Deus, os colaboradores foram convidados a registrar no papel algum fato marcante em que eles, assim como Nossa Senhora, foram capazes de ser “luz” para o próximo.

Depois da dinâmica, a OSSJB teve a honra de receber uma palestrante especial: Rosana Manzini. A ex-professora de Pe. Glauco Landim, diretor-presidente da obra é dona de um currículo riquíssimo onde, dentre suas diversas especializações, possui mestrado em Teologia Prática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestrado Canônico em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Atualmente, é chefe do Departamento de Teologia Prática e professora da PUC-SP, onde leciona disciplinas de Teologia Moral. Exerce, também, as funções de ouvidora e diretora de operações do Centro Universitário Salesiano  de São Paulo (UNISAL), bem como de coordenadora geral da REDLAPSI (Rede Latinoamericana do Pensamento Social da Igreja), apresentada, no mês de março deste ano, ao Bispo de Roma, em audiência particular.

Rosana procurou expor os princípios básicos da Doutrina Social da Igreja aos participantes mostrando a gama dos campos de atuação na sociedade. Disse ainda que o estudo aprofundado sobre o assunto não é tarefa fácil, pois sua matéria prima são os “flagelos do mundo”. Em contrapartida, a Igreja Católica tem a missão de oferecer as respostas adequadas aos males temporais, justamente, através de sua Doutrina Social.

No retorno do almoço, Pe. Glauco retomou a palestra sobre Salesianidade (apresentada há alguns meses), desta vez com o tema: O Pátio – Presença ativa. Divididos em grandes grupos, os colaboradores discutiram tópicos importantes na educação dos jovens como a característica do bom acolhimento existente nas Casas Salesianas e o importante papel do Educador no desenvolvimento integral de seus atendidos.

Após o intervalo, o dia foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo Diretor Executivo, Pe. Jeferson da Silva.

Texto e fotos: Gabriela Haeitmann

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: