Tem início o Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos

O evento, coordenado pelo Setor para a Pastoral Juvenil Salesiana, prevê uma delegação de cada uma das 91 circunscrições salesianas dos 134 países do mundo.

De 28 de setembro, a 2 de outubro, é realizado, em Turim-Valdocco, o Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos (OSSS), um importante momento de reflexão e partilha de experiências do setor, cujo objetivo é fortalecer a identidade carismática da ação pastoral. O evento, coordenado pelo Setor para a Pastoral Juvenil Salesiana, prevê uma delegação de cada uma das 91 circunscrições salesianas dos 134 países do mundo, composta por pessoas que atuam em suas obras e serviços sociais, num total de cerca de 300 participantes, leigos e consagrados.

“Dom Bosco viu claramente o significado social de sua obra. Trabalhamos em ambientes populares e para os jovens pobres. Colaborando com eles, educamo-los para as responsabilidades morais, profissionais e sociais, e contribuímos para a promoção do grupo e do ambiente. Como religiosos, participamos no testemunho e no empenho da Igreja em favor da justiça e da paz. Conservando-nos independentes de toda a ideologia e política de partido, recusamos tudo aquilo que favorece a miséria, a injustiça e a violência, e colaboramos com todos aqueles que constroem uma sociedade mais digna do homem. A promoção, a que nos dedicamos em espírito evangélico, realiza o amor libertador de Cristo e constitui um sinal da presença do Reino de Deus.”, afirmam as Constituições dos Salesianos de Dom Bosco (Art. 33).

LEIA TAMBÉM

Artêmides Zatti: ‘Evangelho da Vocação e Igreja do Cuidado’

 “O mundo existe para todos, porque todos nós, seres humanos, nascemos nesta terra com a mesma dignidade. As diferenças de cor, religião, capacidade, local de nascimento, lugar de residência e muitas outras não podem antepor-se nem ser usadas para justificar privilégios de alguns em detrimentos dos diretos de todos.. Por conseguinte, como comunidade, temos o dever de garantir que cada pessoa viva com dignidade e disponha de adequadas oportunidades para seu desenvolvimento integral”, diz a Encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti (n. 118).

Em sintonia com este espírito e com estes propósitos, os participantes do Congresso OSSS viverão quatro dias de discussão e partilha, animados por vários oradores importantes, entre os quais: Cardeal salesiano Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo Metropolitano de Tegucigalpa e Coordenador do Conselho dos Cardeais; Padre Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos; Padre Miguel Ángel García SDB Conselheiro para a Pastoral Juvenil; Senhor. Jean Paul Muller SDB, Ecônomo Geral da Congregação Salesiana; Padre Michal Vojtas, Vice-Reitor da UPS; e o Padre Rafael Bejarano SDB, referente das Obras Sociais no Setor de Pastoral Juvenil e coordenador do congresso.

Os participantes serão recebidos em Valdocco a partir desta quarta-feira, dia 28, para poder iniciar plenamente as atividades a partir da manhã de quinta-feira. Nos três primeiros dias o plano de trabalho será o mesmo: uma Lectio Divina na parte da manhã, sobre o trecho evangélico que narra o episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim (Lc 7, 11- 17), por Javier Carabaño Rodríguez, especialista em comunicação e identidade e ligado ao ambiente salesiano, e pelo P.adreBejarano.

Na sequência, será apresentada a palestra central do dia:

– Na quinta-feira, 29 de setembro, o Cardeal Rodríguez Maradiaga apresentará o tema: “A abordagem social da Igreja”;

– Na sexta-feira, 30 de setembro, o Padre Vojtas falará sobre o tema: “A evolução da dimensão educativa e da pedagogia salesiana”

– No sábado 1 de Outubro, o Dr. Carlos Ballesteros, Diretor da Cátedra de Impacto Social da Pontifícia Universidade de Comillas, em Madri, falará sobre “A pegada que deixamos. Desafios e oportunidades para medir o impacto que geramos”.

Após as palestras e um momento de perguntas e respostas, o Reitor-Mor, Padre Artime moderará um fórum com os jovens, para aprofundar o papel dos Ex-Alunos salesianos nas obras sociais.

As três manhãs também oferecerão uma grande variedade de minicursos sobre o trabalho salesiano com os jovens mais necessitados; enquanto as atividades da tarde serão dedicadas à exposição de boas práticas realizadas em todas as partes do mundo, à celebração da Eucaristia e a momentos de fraternidade, aprofundamento de outros temas específicos e ao trabalho por regiões ou continentes.

No domingo, 2 de outubro, haverá a última sessão de minicursos e a etapa final do fórum de jovens, com o Reitor-Mor, antes das conclusões finais, pelo Padre García Morcuende, e a Missa de encerramento, que será presidida pelo Padre Artime.

Durante o evento, todos poderão visitar o “Museu Casa Dom Bosco” de Valdocco.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: