CONISE, SEVILES e Seminário de Educação Sociocomunitária em Lorena

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Para todo o lado que se olhava, educadores engajados em discutir uma única temática: os desafios da educação no século XXI.

Salas cheias, palestras interativas, rodas de conversa, mesas- redondas, painel de debates e conferências. Este é resultado da união de mais de 500 educadores. Dentre eles, 60 professores palestrantes e 09 convidados que participaram do II Congresso Internacional Salesiano de Educação, III SEVILES – Seminário de Violências, Educação e Saúde e VI Seminário de Educação Sociocomunitária. Os eventos movimentaram o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade Lorena –Campus São Joaquim, entre os dias 23 a 25 de setembro.

A abertura oficial contou com a presença de Pe. Agnaldo Soares de Lima, diretor da Instituição Rede Salesiana Brasil de Ação Social, que ministrou a Conferência – Direitos Humanos, Educação e Pedagogia Salesiana: a formação integral da pessoa humana e os desafios para a docência. “Dom Bosco se adaptou à realidade do jovem na época em que viveu, chegou a levar fumo para adolescentes infratores na tentativa de promover o diálogo”, ressalta o sacerdote ao expor palestra com duração de 1h30 e ilustrada por slides.

O Teatro São Joaquim ficou lotado de educadores de instituições brasileiras e estrangeiras. A Conferência de abertura também contou com a participação do Prof. Dr. Pe. Ronaldo Zacharias, Reitor do UNISAL, Prof. Dr. Fábio José Garcia dos Reis, Diretor de Operações do UNISAL Lorena, Prof. Dr. Renato Soffner – Coordenador do Mestrado de Educação Sociocomunitária do UNISAL Americana, P. André Luis Simões, Gerente Financeiro do UNISAL Lorena, além de P. Mario Bonatti, assessor salesiano.

Com um jeito carismático e muito próximo dos professores inscritos, a palestrante Prof.ª Me. Luz Angela Henrnandez Castrillón, da Universidade do Chile, expôs no segundo dia do evento, a Conferência – Sistema Preventivo e Justiça Restaurativa.

No mesmo dia, mas no período da noite, Prof. Dr. P. Ronaldo Zacharias, compartilhou com os demais participantes o que pensa sobre o Sistema Preventivo e a Ética do Cuidado com os participantes.

No último dia do evento, o palestrante, Prof. Dr. Paulo Afonso Caruso Ronca, ministrou Conferência sobre o tema “Nunca se precisou tanto do professor como agora”. O educador aprofundou-se em temas acerca do relacionamento interpessoal e da Psicologia Educacional, tais como limites, sexualidade, papéis familiares e relacionamento entre pais e filhos. Mestre em Educação pela PUC-SP, Prof. Dr. em Psicologia Educacional pela Unicamp, escritor e membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, ele destacou a importância do educador entender o universo do aluno e adaptar-se a linguagem deste mundo.

Ao longo do evento, as salas do UNISAL transformaram-se em palco para diversos debates aprofundados sobre educação. O Discurso – Construção e Desconstrução da Sociedade, contou com a exposição dos professores Prof. Dr. José Marcos Miné Vanzella, Prof. Dr. Mário José Dias, Prof. Me. Marcius Tadeu Maciel Nahur e Coord. Prof. Espec. Douglas R. da Silva. Professor Miné falou das diferenças entre os discursos no plano da teoria e da ação.

Na Mesa-Redonda – Educação Sociocomunitária e Educação Popular, a Profª. Dra. Valéria Oliveira de Vasconcelos e a Profa. Dra. Fabiana R. de S. de Sante falaram sobre o poder do diálogo. Um dos participantes lembrou que o cidadão perdeu o poder da narração, transformou-se em um simples repetidor de palavras e discurso. Outro educador colocou-se no papel dos menos favorecidos e destacou o fato de muitos se sentirem invisíveis perante à sociedade.

A Formação de Professores e os desafios do ensino da matemática foram expostos pelos Prof. Me. Ronaldo Nogueira Rodrigues, Profª. Me. Lia Quintanilha Pinto, Prof. Dr. Antonio Sérgio Cobianchi (USP) e Coord. Profª. Dr. Emiliana Bastos de Amorim.

O quarteto fantástico formado pelas Profª. Dra. Grasiele Augusta F. Nascimento, Profª. Dra. Maria Aparecida Alkimin, Profª. Dra. Ana Maria Viola de Souza e Profª. Dra. Daisy Rafaela Silva, se reuniu para um desafio muito maior que aqueles exibidos nas produções cinematográficas de Hollywood. Elas comandaram a Mesa-Redonda – Educação, Direito e sexualidade: educar para o respeito e cultura de paz. “A mulher é tida como melhor professora, cuidadora de idosos e dona de outras atribuições. Mas devemos também ressaltar e chamar o homem para estas funções. Aqui, nós enquanto representantes do Direito, queremos mostrar de que forma a nossa profissão pode contribuir para a educação”, afirmou Cidinha Alkimin.

A sala CL5 foi cenário para uma discussão acalorada sobre
“Práticas exitosas e dificuldades a serem superadas frente à Violência no contexto escolar”. A Mesa-Redonda formada pela Prof. Me. Adelaide Maria Gomes Coelho Godoy, Profa. Me. Maria Cristina dos S. P. Bernardes, Prof. Me. Jéssica de Sousa Villela, além do Ex-Aluno de Filosofia e Pedagogia do UNISAL Lorena, Prof. Jean Paulo de Araújo Miranda. O educador trouxe referências literárias para ajudar os educadores presentes a entenderem de que forma seria o ideal ensinarem. Durante a exposição, ele destacou a importância de desenvolver habilidades, a capacidade de contextualizar e o controle emocional.

A Mesa Redonda – Educação Sociocomunitária, Educação Inclusiva e reflexões étnico-raciais liderada pela Profa. Dra. Norma Silvia Trindade de Lima, pelo Mestrando Emilio Rodrigues Junior e pela Mestranda Elenir Santana Moreira também somou para o evento. Emilio falou dos números que ainda comprovam que a sociedade é preconceituosa.

A Roda de Conversa – “Aula Operatória” Desafios Metodológicos foi realizada com a participação do Prof. Dr. Paulo Afonso Caruso Ronca, Profa. Me. Maria A. Felix do A. e Silva, Prof. Me. Maria Cristina Santos P. Bernardes e Prof. Dr. Paulo Afonso Caruso Ronca.

O evento é uma realização das Licenciaturas do UNISAL LORENA, Mestrado em Educação do UNISAL Americana, Observatório de Violências nas Escolas e UNESCO. Só foi possível graças ao trabalho intenso das comissões organizadoras do evento do Centro Universitário Salesiano de São Paulo e aos parceiros comerciais, entre eles, as Cantinas instaladas no UNISAL Lorena.

O CONISE, SEVILES e Seminário de Educação Sociocomunitária contou com o apoio da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação e do Governo Federal.

Veja o que disseram os educadores e palestrantes sobre o evento

A Prof.ª Cidinha Amaral, Coordenadora do curso de Pedagogia do UNISAL Lorena, ressaltou o papel das comissões organizadoras, órgãos e demais parceiros. Mas para ela o evento tem um objetivo ainda mais desafiador. “Quando nos unimos aqui é para ressaltar o papel daquele profissional que, em muitos casos, é desvalorizado. Estamos falando do professor, pois chegamos até aqui pelas mãos do professor. O congresso e os seminários querem promover essa valorização do profissional”, afirma Cidinha.

Marcelo Cunha, aluno de adaptação do curso de Psicologia do UNISAL Lorena- bacharel em Psicologia pela UFMG (2006), veio de Itanhandú, Minas Gerais, especialmente para o evento. Para ele, o diálogo nos eventos foi muito positivo. Segundo Marcelo, a presença de palestrantes internacionais trouxe uma visão mais ampla da problemática proposta: a violência nas escolas. O educador e coordenador de 02 escolas de idiomas também afirma que o UNISAL saiu na frente por promover seminários deste porte e repetir a postura adotada pelo líder salesiano- Dom Bosco. “Um universo amplo de discussões, temáticas infinitas que cercam os educadores e que também provocam o aumento do senso crítico”, revela o educador.

Júlio Cesar Francisco, da UFSCAR, São Carlos, participou do evento com a Mesa-Redonda “Educação Sociocomunitária e Intervenções Educativas Comunitárias. Mestre em Educação Jovens e Adultos em conflito com a lei, ele encantou-se com a organização e conteúdo das discussões. “Acredito que um evento deste porte poderia ter mais parcerias estrangeiras”, afirmou o professor.

Severino Antônio Moreira Barbosa, Prof. Dr. do Mestrado em Educação Sociomunitária do UNISAL Americana, reconheceu a riqueza do diálogo e da diversidade no evento. Com atuação nas áreas de filosofia, leitura e redação e métodos de pesquisa, ele participou da Mesa-Redonda “Educação Sociocomunitária e Formação de Professores. “O congresso e os seminários trouxeram temáticas como a reiteração dos Direitos Humanos e da cidadania democrática”, concluiu o educador.

Comunicação e Marketing – UNISAL

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