Conselheiro dos Ex-Alunos convida para dia de oração pelos cristãos

Em carta direcionada aos presidentes de federações nacionais, associações inspetorias e uniões locais de Ex-alunos de Dom Bosco do Continente Americano, aos delegados dos Ex-Alunos, da Família Salesiana e aos inspetores, o Conselheiro Mundial dos Ex-alunos de Dom Bosco para as Américas, Eduardo Pessoa Cavalcante, convida os ex-alunos e toda a Família Salesiana para que, no dia 15 de maio, Solenidade de Pentecostes, todos realizem uma prece em favor dos cristãos, especialmente aqueles que estão padecendo vítimas da intolerância religiosa.

O delegado inicia sua carta com a epígrafe “Se um membro sofre, todos os membros compartilham o seu sofrimento; se um membro é honrado, todos os membros compartilham a sua alegria (1Cor 12,26)”. A seguir, o texto na íntegra:

“Brasília/Brasil, 03 de abril de 2016.

Se um membro sofre, todos os membros compartilham o seu sofrimento; se um membro é honrado, todos os membros compartilham a sua alegria (1Cor 12,26).

Estimados Presidentes de Federações Nacionais, Associações Inspetorias e Uniões
Locais de Ex-alunos de Dom Bosco do Continente Americano. Caríssimos ex-alunos de Dom Bosco do continente Americano.
Caríssimos Delegados dos Ex-alunos e da Família Salesiana do Continente Americano.
Estimados Inspetores.

Temos acompanhado, nos últimos tempos, a crescente violência, falta de caridade, e barbárie pela qual o mundo está passando. Nossos irmãos cristãos têm sido alvo preferencial de muitos grupos extremistas, os quais, em nome de Deus, perseguem e matam os seguidores de Cristo. Estamos vivendo um período de muitos mártires que, com suas vidas, testemunham a fé em Jesus, “caminho, verdade e vida” (Jo 14,6). Há um verdadeiro ecumenismo de sangue, pois, ainda que perdurem diferenças doutrinais, católicos, ortodoxos e protestantes – de várias denominações – têm sido vítimas por amor a Cristo. Eis aí o maior sinal de nossa unidade, a qual, pelo sangue de nossos mártires, já se encontra plenificada: com Cristo, por Cristo e em Cristo somos já um só rebanho.

Nós que vivemos em realidades onde podemos professar abertamente a nossa fé, temos o dever profético e moral de levantarmos a nossa voz em favor dos nossos irmãos. Em muitos países, todavia, os cristãos são apenas tolerados e, noutros, professar a fé em Cristo é causa de condenação. Não podemos deixar que sejam também martirizados pela nossa indiferença! A liberdade religiosa é um direito humano inalienável!

Desta forma, convido todas as Uniões locais e Federações Nacionais do continente americano para que vivam a Solenidade de Pentecostes que se aproxima – 15 de maio de 2016 – como um “DIA ESPECIAL DE ORAÇÃO PELOS CRISTÃOS DO MUNDO INTEIRO”. Trata-se de uma oportunidade de demonstrarmos a nossa comunhão na oração. Elevemos as nossas preces em favor dos nossos irmãos e irmãs perseguidos por amor a Cristo, católicos e não católicos.

Ademais, estimulo que todas as Federações do Continente Americano façam chegar, de maneira clara, aos meios de comunicação social e aos governantes, a nossa preocupação e indignação. Devemos dar voz e visibilidade à Igreja que sofre!

Que Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos repouse o seu olhar de amor sobre todos nós, e que o Ressuscitado seja a Luz sempre a nos guiar.

Em Dom Bosco,

Eduardo Pessoa Cavalcante
Conselheiro Mundial dos Ex-alunos de Dom Bosco para as Américas”

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: