Corpus Christi intensifica os laços de fé da Paróquia Sagrada Família, São José dos Campos

O dia de Corpus Christi é bem intenso na Paróquia Sagrada Família em São José dos Campos. Já pela manhã, cerca de  450 pessoas de todas as idades  se concentram no pátio ao lado do templo, recebem a bênção sacerdotal, obtêm  as primeiras orientações e iniciam a confecção de tapetes ornamentados; que são feitos de serragem, sal grosso, cal, casca de ovo,  pó de café  que se transformam nas mais diferentes cores.  É um verdadeiro trabalho em equipe! O tema central dos desenhos nos tapetes é a Eucaristia –  motivo maior desta festa litúrgica –  mas também é possível encontrar outros como  Maria Auxiliadora,  velas, anjos, templos, flores, terços,santos como Dom Bosco  e Domingos Sávio.  

A procissão começa ao entardecer. Aliás,  este é  o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas, tornando-a a mais importante delas.  Cerca de 3000 pessoas participaram deste momento de manifestação pública de nossa fé e também  da Santa Missa.  Durante o  trajeto,  três ministérios de música entoavam cantos de Adoração  em  pontos  distintos, nos arredores do templo.  Ao seu final, houve bênção do Santíssimo.

A Santa Missa  foi presidida por Pe. Silvio César e concelebrada  pelos salesianos Pe. Ivan Tomasetto e Pe. João Carlos da Inspetoria São João Bosco (Belo Horizonte MG) e também Pe. Éder Pires da Comunidade Canção Nova, também da Família Salesiana; além dos diáconos Álvaro Vantine e  João Queiroz .

Durante sua homilia, Pe. Silvio destacou  “ …este é um dia que sempre me marcou, nestes tempos convosco nesta Paróquia. Porque desde a manhã, nós vamos percebendo as delicadezas de Deus, em muitos sinais. A começar pela confecção dos tapetes quando famílias inteiras o fazem não por obrigação,  mas sim por gratidão.  E é bonito perceber que muitos  renunciam  suas viagens, seus passeios,  um feriado tão esperado, para juntos vivermos a essência da nossa fé”.

Texto: Andréa Soares/ PASCOM Sagrada Família

Fotos:   Beto Freitas e Sergio Fujiki/ PASCOM Sagrada Família

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: