CUMMINS apadrinha curso de Mecânica no IDB

A parceria entre o Instituto Dom Bosco – Bom Retiro , em São Paulo (SP), e a Empresa CUMMINS, iniciou no 05 de janeiro de 2018. Os primeiros bate papos aconteceram entre os setores de Relacionamento Institucional e Comunicação da Instituição e Empresa, com a  participação fundamental da Voluntária Rosângela Melatto, responsável pela integração entre as partes.

Desde a apresentação do primeiro Case de Sucesso, em março do mesmo ano, os voluntários da empresa tornaram-se parte da grade de cada semestre do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP, de ambas unidades Bom Retiro e Vila Paulistana. As atividades realizadas no ano de 2018 contemplou: Cases de Sucesso, Workshops e Visitas Técnicas na empresa, atingindo assim jovens e adultos entre 15 e 59 anos, usuários dos serviços. Além disso, a CUMMINS, doou móveis e materiais e dois motores para o curso de Mecânica. Ainda no mesmo ano,  em parceria com a empresa Cummins e o Banco de Sangue Paulista, o Instituto Dom Bosco arrecadou mais de 60 bolsas na “Campanha Sangue Bom”. Todo volume arrecadado foi direcionado pelo Banco de Sangue Paulista aos mais necessitados.

No ano de 2019, a parceria deu um grande salto com a realização do Dia Cultural que reuniu mais de 700 jovens. Um dia repleto de Palestras, que contou com a abertura de Luis Pasquotto, presidente da CUMMINS, no decorrer do dia, em salas separadas ocorreram as palestras promovidas pelos voluntários da empresa, que participam de grupos dentro da própria CUMMINS, com as temáticas: Afro, Acessibilidade, Carreira, Gerações, LGBTQ+, Meio Ambiente, Mulheres e Segurança no Trabalho. Além disso, os pequenos não ficaram de fora, com a temática Bullying, crianças de 07 a 09 anos do Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor – CCA PROVIM, participaram do momento formativo. No pórtico, ainda era possível realizar a troca de livros.

No segundo semestre, um dia especial para os baixinhos: Dia das Crianças com a equipe de voluntários da CUMMINS, com direito a algodão doce e muita diversão.

Investimento no Curso de Mecânica

Após os grandes momentos vividos, a empresa CUMMINS apadrinhou o curso de Mecânica de Motores Ciclo Otto do Instituto. Adilson Lima Gestor da CUMMINS, Bianca Cidral Comunicação CUMMINS, Maria Aparecida Coordenadora do CEDESP Bom Retiro e RI do IDB, firmaram o investimento e elaboração do projeto. Toda elaboração e envio de documentos a Globalgiving aconteceram até o repasse da verba em março de 2020. Ao todo o valor contribuído a Obra com destino ao curso, foi de $7.124,58 (Sete Mil, Cento e Vinte e Quatro Dólares dos Estados Unidos e Cinquenta e Oito Centavos), totalizando um valor de  R$: 35.169,77 (Trinta e Cinco Mil, Cento e Sessenta e Nove Reais e Setenta e Sete Centavos). Valor investido na aquisição de mais de 50 itens divididos em ferramentas e maquinários, sendo: duas televisões de 55” e dois computadores para as aulas teóricas e práticas.

“Esse avanço e investimento vem em contrapartida de todo trabalho realizado e de toda confiança no trabalho e seriedade da Instituição. Agradeço muito a Deus em primeiro lugar, a Dom Bosco nosso Pai e Mestre desta juventude, na qual podemos contribuir com o crescimento, através de uma obra tão bonita e agora ter mais um dos nossos cursos estruturado e pronto para acolher nossos educandos, agradecendo imensamente a Cummins por acreditar em nosso trabalho.”, declarou Marcos Roberto, responsável pelo RI do IDB.

“A parceria com a Cummins é de grande importância para o IDB e em especial para os educandos do curso de Mecânica. Através dessa doação será possível desfrutar de uma oficina totalmente reformada e moderna, o que irá contribuir muito para o desenvolvimento dos educandos nas aulas práticas e teóricas. Agora será possível demonstrar na prática a usabilidade de ferramentas que antes só eram exibidas por imagens e vídeos ilustrativos. Isso irá auxiliar e muito o trabalho dos educadores”, declarou Marcelo Belo, Educador do curso.

“É lindo ver a evolução e fortalecimento desta parceria entre IDB e Cummins, somos muito gratos pela oportunidade de estar próximo a toda equipe e aos alunos promovendo discussões, elaborando ideias, ministrando workshops. Isso enriquece como seres humanos e é super gratificante. Obrigado pelo cuidado e acolhimento de sempre! Contem conosco!!”, finalizou Valana Feliciano, Logistic Analyst da Distribuidora Cummins Brasil. 

Vídeo realizado por Marcos Roberto do RI IDB

Por Fabiana Santello – Comunicação Instituto Dom Bosco Bom Retiro 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: