De olho na universidade, alunos realizam pesquisa acadêmica

Pelo terceiro ano consecutivo, o Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA-Oratório), de Cruzeiro-SP, produz pesquisas acadêmicas seguindo as orientações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), em um projeto que se iniciou como sugestão de alunos e da coordenadora pedagógica Luciane Prudente.

Toda a orientação acontece na disciplina de História, lecionada pelo professor Rafael Noronha, com as três turmas do Ensino Médio. Os alunos do primeiro ano fazem pesquisas individuais e em equipe aprendem a produzir um projeto de pesquisa, os estudantes do segundo ano realizam um artigo científico e os do terceiro ano apresentam um trabalho de conclusão de curso, o chamado TCC.

A novidade para 2015 é que os alunos podem manter a mesma equipe do ano anterior e o mesmo tema, havendo assim a possibilidade de um aprofundamento maior nos temas escolhidos. Ao longo do ano, eles fazem exposições formais sobre o desenvolvimento do projeto, preparando-se para as apresentações finais que acontecerão no mês de novembro.

As turmas do terceiro ano realizarão as apresentações dia 20 de novembro para os pais no horário noturno e os temas escolhidos para o TCC este ano foram: Bruxaria Medieval, Medicina no Brasil Império, Império Romano, Um paralelo entre Napoleão Bonaparte e Adolf Hitler e Comunismo.

O aluno Thiago Matos, do 1º EM, disse: “Antes fazer trabalhos era mais fácil. Agora no E.M a realidade é outra. Embora seja ‘chato’ fazer um trabalho com todas essas regras, é muito importante para nos acostumarmos com esse tipo de realidade que veremos muito”. Segundo o professor Rafael Noronha, “o mais interessante neste projeto, que sempre tem muita resistência dos alunos por conta das exigentes normas técnicas, é poder contribuir para que eles aprofundem temas que aparecem no vestibular e no ENEM, e principalmente contribuir para que eles apreendam um tipo de linguagem que utilizarão na faculdade, pois o Ensino Médio também precisa prepará-los para a vida acadêmica”.

Pedro Whately com colaboração de Rafael Noronha

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: