Decida-se 2018 no UNISAL ajuda alunos na escolha da carreira profissional

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Cerca de 200 voluntários, entre professores, alunos e colaboradores participaram desta edição

A pergunta foi lançada: e aí, já se decidiu sobre a carreira a seguir? Juliana Reis Martins, de 15 anos, e que ainda está cursando o 1º ano do ensino médio no Colégio Carmo, em Guaratinguetá-SP, foi enfática ao responder: “Apesar de ainda faltarem alguns anos para meu ingresso na faculdade, eu já me decidi sobre profissões que não quero seguir e outras pelas quais me encantei”, avalia a jovem, uma dos mais de 1.300 participantes do Decida-se 2018. A feira profissionalizante, que está em sua 5ª edição, reuniu 42 escolas de 15 municípios da região metropolitana do Vale do Paraíba e litoral norte, sul de Minas e sul fluminense, em 1 de setembro no UNISAL – Unidade Lorena/São Joaquim.
Foram oferecidas aos estudantes do ensino médio 38 atividades promovidas pelos cursos de Graduação e os setores de Serviço Social, Pastoral Universitária, Biblioteca, Centro Salesiano de Pesquisas Regionais (CESAPER) e Motivest. Para isso, houve a participação de 200 voluntários, entre professores, alunos e colaboradores do UNISAL; e para o sucesso da logística do evento, todos os setores do UNISAL (dentre eles Comunicação e Marketing, Relações Institucionais, Compras, Segurança, Limpeza e Manutenção) trabalharam antecipadamente prevendo transporte, lanche e outras demandas.

E com tanta união por parte da instituição e a grande procura das escolas – que agora recorrem ao UNISAL para vir à feira – o resultado não poderia ser outro: diversão, conhecimento, decisões tomadas e até a escolha pelo UNISAL: aproximadamente 10% dos participantes do “Decida-se” retornam como discentes.

Miguel Xavier, de 17 anos e vindo do Colégio João Martins de Almeida (Pindamonhangaba-SP), participou das atividades das Engenharias e das Licenciaturas e percebeu que as oficinas o ajudarão em atividades práticas diárias, que ele seguirá fazendo até retornar como aluno no UNISAL. E para facilitar o ingresso dos estudantes na instituição, o Serviço Social passou o dia tirando dúvidas sobre bolsas, convênios e outras formas de descontos. Os professores também receberam formação durante o evento, com oficinas ministradas no Laboratório de Inovação Acadêmica pelos docentes Davi Coura e Diego Amaro.

À Pastoral da Universidade (PdU) coube orientar os alunos que buscavam entender o papel deste setor dentro de uma instituição de ensino. Amós Mendes, estudante do curso de Filosofia e também voluntário no Decida-se, atuou na Tenda Vocacional da PdU com a companheira de trabalho Inês Nogueira. “O evento foi maravilhoso, a vibração de fé e energia nos motivou a continuar. Estamos aqui pelo nosso Mestre Dom Bosco”, avalia.

Na Biblioteca, o mágico Deck Harry transformou a arte da leitura em mágica. O estacionamento se transformou num campo de construção, e as salas e laboratórios em espaços de inovação e criatividade. E na piscina do Decida-se quatro equipes disputaram a famosa Regata de Barcos. Na competição – que tem como real intuito ensinar aos alunos as técnicas da engenharia e dos cálculos na construção de um barco – levaram a melhor a escola Escola Estadual Padre Juca (de Cachoeira Paulista-SP, com o barco Piratas do Juquinha) e o Colégio Dinâmico (de Cruzeiro-SP, com o barco Pteirão), que empataram no 1º lugar. O 2º lugar foi para o Colégio Millenniun (de Aparecida-SP, com o barco Tortão) e o 3º lugar foi para a ETEC Alfredão Guaratinguetá (As Graxinhas) – um prêmio de participação, já que a equipe acabou deixando o barco (feito de garrafa pet e com foco na sustentabilidade) afundar.

Padre Luís Fabiano, Diretor geral da presença salesiana em Lorena, parabenizou o empenho e o desempenho das equipes participantes. E André Luís Pirtouscheg, o organizador da feira, avalia: “Temos sempre pontos a melhorar, mas ficamos felizes com o envolvimento de todos do UNISAL e também das escolas para com o evento; isso mostra um amadurecimento sobre a importância da atividade na vida dos estudantes”, afirma André.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: