Decreto do Reitor-Mor para as Comunidades da Eritreia

No dia 23 de julho, durante a Sessão Plenária Estiva, o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, com seu Conselho Geral deliberou transferir temporariamente as comunidades da Eritreia (Asmara e Dekemahare) à sua ‘direta dependência’, como já se dá para a Casa Geral e para a Comunidade do Vaticano. O Pe. Ángel Fernández. Artime visa potenciar a presença salesiana na Eritréia.

O REITOR-MOR da Sociedade Salesiana de São João Bosco, Sac. Ángel FERNANDEZ ARTIME

DECRETA

que as Comunidades salesianas “São João Bosco” com sede em Asmara e “São Justino de Jacobis” com sede em Dekemhare, pertencentes à Visitadoria da Etiópia e Eritreia, se colocam temporariamente à direta dependência do Reitor-Mor com o seu Conselho.

Elas se denominam “comunidades diretamente dependentes do Reitor-Mor”; no Anuário da Congregação aparecerão com a sigla RMG; e regular-se-ão pelas seguintes especificações:

1. o Reitor-Mor, para o exercício ordinário das suas tarefas, direitos e faculdades, dá mandato especial a um Conselheiro Geral.

2. As supracitadas duas comunidades são constituídas em Delegação da Eritreia com um seu próprio Estatuto e Delegado, nomeado pelo Reitor-Mor com o seu Conselho.

3. As duas comunidades são guiadas pelos Diretores com os respectivos Conselhos, segundo as Constituições. Os Diretores são nomeados pelo Reitor-Mor com o seu Conselho, após oportuna consulta entre os coirmãos das mesmas comunidades.

4. Os coirmãos juridicamente designados às duas referidas comunidades cessam de tornar parte da Visitadoria AET.

5. Em vista do Capítulo Geral, os Diretores e um delegado eleito entre os irmãos das duas comunidades participam da Assembleia (ASTRA) constituída na Casa Geral em preparação ao mesmo Capítulo Geral, segundo o Estatuto da Comunidade da mesma Casa Geral.

O presente decreto entrará em vigor no dia 1º de agosto de 2015.

ANS Roma – Publicado em 04/08/2015   
  

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: