Despertar Vocacional: a construção de um projeto de vida

No dia 12 de março a Equipe do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da presença salesiana de Lorena e Piquete realizou o I Despertar Vocacional no Santuário Dom Bosco, em Lorena – SP.

O encontro reuniu 37 jovens, moças e rapazes, provenientes das presenças salesianas de Lorena e Piquete, além de outras comunidades não salesianas, contando com a presença de um jovem da cidade de Passa Quatro – MG, que conheceu os Salesianos por conta de uma missão realizada em sua região.

O encontro iniciou-se com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Osmar Padovan, reitor do Santuário Dom Bosco. Já neste primeiro momento os jovens do encontro foram apresentados a comunidade do Santuário, como aqueles que estão em busca do seu discernimento vocacional e construção do seu projeto de vida. Pe. Osmar, em sua homília, falou à toda a comunidade sobre a importância de construir um projeto de vida junto com Jesus.

Após a Santa Missa foi servido a toda comunidade um café da manhã e logo em seguida os jovens iniciaram as atividades específicas do encontro.

A animação e dinâmica inicial foi realizada pelo pós-noviço Lucas Santos, que trabalhou com os jovens a importância das relações e do quanto devemos estar sempre atentos à conhecer aqueles que nos rodeiam. Na sequência, o pós-noviço Guilherme Freitas abordou com os participantes o conceito de projeto de vida, embasando-se no livro Projeto Pessoal de Vida, de Dom Eduardo Pinheiro, salesiano e atual bispo da Diocese de Jaboticabal.

Os jovens foram provocados a pensar sobre que caminhos têm trilhado em suas vidas, de modo que não sigam sem um rumo.

Pe. Osmar encerrou o encontro animando os jovens a continuarem o processo de discernimento vocacional e construção de seus projetos pessoais de vida, em seguida fez a oração final e deu-lhes a benção.

O SAV Lorena-Piquete, em sintonia com o Serviço de Animação Vocacional inspetorial, tem preparado seus encontros com o intuito de construir entre os jovens a ótica da vocação como um projeto de vida. O próximo encontro ocorrerá no Tríduo Pascal.

S. Guilherme Freitas

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: