Diálogo e fraternidade na Parada Pedagógica de fevereiro

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Com segurança e distanciamento, os educadores realizaram o proposto: diálogo!  

No dia 17 de fevereiro, o Instituto Dom Bosco São Paulo (SP), realizou a Parada Pedagógica do mês, desta vez, na quarta-feira de cinzas e não na última sexta do mês como de costume, uma vez que o IDB seguiu o calendário já programado. 

Logo pela manhã, aqueles que se sentiram à vontade puderam receber a bênção das cinzas, que ocorreu de forma gestual evitando o contato físico de modo a preservar a segurança de todos quanto ao risco de transmissão por coronavírus.

Já no segundo momento foi apresentada a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), que neste ano tem como o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

Em sequência, foi proposto pela Pastoral do IDB, a formação de grupos (mantendo o distanciamento e para maior segurança, utilizando cada qual, seu próprio texto em PDF disponível no grupo de WhatsApp) para a leitura de partes da Encíclica Fratelli Tutti (Todos Irmãos), desenvolvida pelo Papa Francisco.

“A Encíclica, põe a fraternidade no centro de tudo. Oferece-nos uma bela reflexão sobre o modo de curar o mundo, reparar a casa comum dos danos humanos e ambientais e reduzir as consequências da crescente desigualdade social e econômica. Com o Papa, estamos certos que só como irmãos conseguiremos conservar o patrimônio que o Criador colocou em nossas mãos, vencendo a tentação da divisão e da opressão do outro. Somente juntos construiremos um mundo melhor que dê esperança às futuras gerações (…) Em nossa Parada Pedagógica demos um primeiro passo no atendimento desse pedido que nos foi feito; com a ajuda do capítulo 6 – “Diálogo e amizade social”, refletimos, em uma manhã que entendo eu, muito proveitosa, o “Diálogo”, tema maior da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano”, declarou o Diácono Magno Fonzar, Diretor de Pastoral no IDB.

Cada grupo escolheu seus (suas) representantes para explicarem o que foi compreendido pelo todo, entre as falas: “Escuta é dignidade humana.”, afirmou a Iandara de Salles, Educadora Social e Israel Marques, também Educador, citou: “Diálogo é a condição para a existência humana!”. O fim da manhã foi concluído com os informativos do Departamento de Recursos Humanos.

“Outra iniciativa, ou digamos, um segundo passo, esse mais largo, é o nosso grupo de estudos com as inscrições abertas”, disse Magno, em formato ‘on-line’, serão realizados 5 encontros para leitura e diálogo da Encíclica.

O dia foi finalizado com as reuniões entre equipes, inclusive a Equipe da Aliança Verde de Dom Bosco aproveitou para criar  diretrizes, contando com o apoio do novo integrante José Luís, do Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor e um forte aliado: Ronnaldh Oliveira, Pastoral. Além disso, o término se aconteceu com a comemoração dos aniversariantes do mês, dessa vez de modo mais festivo com o tema carnavalesco.

*A PP deste mês deu continuidade ao formato presencial. Aqueles que pertencem ao grupo de risco, mantiveram-se seguros em suas casas e receberam as orientações/informações via e-mail.  

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: