Dias de espiritualidade: educadores e pastores entre os jovens em Itaquera

A Comunidade Educativo-Pastoral de Itaquera proporcionou aos seus educadores neste tempo quaresmal, nos dias 3, 10, 17, 24, 30 e 31 de março dias de espiritualidade, refletindo a ação pastoral, a espiritualidade que alimenta o nosso dia a dia. Uma espiritualidade que compreende a solidariedade e os gestos concretos em defesa e promoção da vida. Uma espiritualidade comprometida com a realidade social.

A espiritualidade, nesse sentido, é um caminho estritamente ligado à educação e à formação dos jovens. Em nossa Obra caso, é bastante complexa a realidade de nossos educandos em relação à família e ao contexto social em que estão inseridos. Somos chamados como Pastoral a viver a espiritualidade do Bom Pastor e a caridade pastoral de nossos fundadores: Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Participaram 454 funcionários da Obra Social Dom Bosco e Associação Beneficente Bom Pastor, da CEP de Itaquera, divididos em seis dias, ao longo de todo o mês de março. Os quatro primeiros encontros foram realizados no Sítio do Vovô, em Santa Isabel; os demais, foram realizados no Circo Social Dom Bosco, à noite, para os funcionários que trabalham em outros locais durante o dia ou são do plantão noturno do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA).

Assessoraram e conduziram a reflexão nos encontros, os seguintes convidados: Padre Roque Luiz Sibioni, Padre Alexandro Santana, Irmão Antonio Carlos Martins (SDB), Lucas Lamancusa Pereira (em formação); Ir. Metka Kastelic, Ir. Ana Maria Gomes Cordeiro, noviça Celene Couto Rodrigues e Ir. Ana Alzira Fogaça (FMA).

Texto: Ir. Ana Alzira Fogaça. Fotos: Ir. Silvania Cássia Pereira.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: