Docentes avaliam novas práticas após curso da Finlândia

Direção, gestão, coordenação pedagógica e docentes do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG Castelo) de Macaé-RJ se reuniram na última semana, por meio de videoconferência, com os educadores finlandeses que ministraram na escola o curso “Competências Docentes para o Século XXI”, Juha Lahtinen (da Tampere University of Applied Sciences – TAMK) e Irma Kunnari (da Häme University of Applied Sciences – HAMK), além da educadora brasileira Jamylle Rebouças Ouverney.

O encontro via internet teve como objetivo avaliar as ações desenvolvidas pelos professores e coordenadores a partir do curso ocorrido em março deste ano, no qual a motivação foi colocada como uma das principais ferramentas para a construção de conhecimento e aprimoramento das competências docentes de forma colaborativa, envolvendo o uso de tecnologias.

Após a apresentação dos resultados das atividades e novas formas de avaliação (em que o aluno também é ouvido pelo professor), os educadores Irmã Kunnari, Juha Lahtinen e Jamylle Rebouças Ouverney disseram que os profissionais do INSG estão no caminho certo, entendendo a educação como um processo de motivação, em que todos devem estar envolvidos da mesma forma. Promovendo a transferência de conhecimento como uma ação colaborativa, professores, coordenadores e direção partilham a corresponsabilidade, e isso faz toda diferença.

A vídeoconferência reuniu os educadores que estavam em diferentes países: Finlândia, China e Brasil.

Sobre o curso Competências Docentes para o Século XXI

Realizado numa parceria da RSB-Escolas com duas universidades da Finlândia – Tampere University of Applied Sciences (TAMK) e Häme University of Applied Sciences (HAMK) – o curso Competências Docentes para o Século XXI foi aplicado no mês de março no INSG Castelo, em Macaé-RJ; no Colégio São José, em Natal-RN; no Instituto São José, em São José dos Campos-SP.

Participaram, em cada unidade, 40 educadores salesianos, da educação infantil ao ensino médio. A ideia é que, após o curso, os docentes da instituição pudessem aplicar o aprendizado na própria realidade, demonstrando os procedimentos e resultados às universidades finlandesas.

O programa abordou temas como a introdução ao sistema educativo finlandês, abordagem centrada no aprendiz e abordagem centrada no professor, métodos de aprendizagem e pedagogia ativos, ferramentas práticas, ferramentas digitais na educação e gestão e planejamento de sala de aula.

RSB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: