Dois novos sacerdotes são ordenados para a Inspetoria Salesiana de São Paulo

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro do Bom Retiro, amanheceu em festa neste último sábado, 18. O motivo foi a Ordenação Presbiteral dos Diáconos Alexandre Angelotti Cruz e Denis Alves de Castro. 

Pela imposição das mãos de Dom Hilário Moser, SDB, os neo-presbíteros receberam o segundo grau do Sacramento da Ordem, tendo como lema: “Dai-me cumprir sempre a Vossa vontade e jamais separar-me de Vós”. 

A missa reuniu salesianos padres, diáconos e irmãos, além de familiares, amigos e a comunidade paroquial, que juntos, prestigiaram o início da missão dos novos padres.

LEIA TAMBÉM

Irmão Felipe Olsen Fernandes, SDB, realiza Profissão Perpétua Religiosa

SINAIS DA GRAÇA

Em sua homilia, Dom Hilário recordou sobre os sinais que contemplam a celebração de ordenação presbiteral.

“Na ordenação sacerdotal, gestos e palavras são sinais visíveis da ação invisível de Deus no coração dos que vão ser ordenados. Por meio de gestos, da oração do celebrante e de toda a Igreja, o Espírito Santo vai transformar o Alexandre e o Denis em sacerdotes de Deus”, afirmou o Prelado.

Dom Hilário explicou que, cada um desses gestos revela o sentido do serviço que os novos padres iniciam, realçando que logo no começo, os ordenados são chamados a assumirem sua vocação e a firmarem seu compromisso com a Santa Igreja e com o Povo de Deus.

Neste sentido, o último gesto é, portanto, a entrega do pão em que, segundo o Bispo é rememorado o principal serviço a qual os padres são chamados. 

O Celebrante exortou ao fim de sua reflexão, a intercessão da Padroeira da Congregação Salesiana aos ordenados: “Que Maria Auxiliadora os ajude a serem bons padres, sempre e com todos, em qualquer lugar como foi Dom Bosco”, concluiu. 

ENCANTAMENTO 

Antes de conhecer os Salesianos, Padre Alexandre, SDB, chegou a cursar tecnologia da informação, e participava da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, na Diocese de Osasco. 

Em 2010, ele conheceu a vida de São Domingos Sávio e da Congregação. Após sentir-se chamado, deu início a seu processo vocacional.

DESDE SEMPRE, SALESIANO

Natural de Barueri, Denis Alves de Castro é proveniente da Paróquia Rainha Santa Isabel, na mesma cidade. 

Mesmo não sendo uma Paróquia Salesiana, o Sacerdote sempre foi marcado por este carisma. No grupo de coroinhas, amadureceu sua vocação e chegou a ingressar no seminário Diocesano de Osasco, em 2006. 

Porém, ao participar das missões do Grupo de Animação Missionária (GAM), decidiu tornar-se um Salesiano, tendo realizado a Primeira Profissão Religiosa em 2016. 

MUITO OBRIGADO!

Após o momento da Eucaristia, o Padre Justo Ernesto Piccinini, Inspetor, agradeceu aos salesianos formadores, familiares dos novos padres e a toda a comunidade paroquial do Bom Retiro, por acolher esta celebração.

“Tenho a missão de dizer neste momento, o nosso muito obrigado. Creio que não é só o meu muito obrigado, mas sim, o nosso – do fundo do nosso coração – dizer a Deus muito obrigado por ele ter chamado o Alexandre e o Denis. Muito obrigado também, por eles terem respondido a este chamado carinhoso de Deus. Hoje, Ele realizou maravilhas, os consagrou e os enviou para serem administradores dos dons, bênçãos e das graças de Deus. Sejam felizes nessa missão”, exortou o Inspetor.

Posteriormente, o Padre Denis discursou em seu nome e do Padre Alexandre, mais uma vez, demonstrando o sentimento de gratidão aos familiares, salesianos e a toda Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora. 

O novo Padre falou, ainda, especialmente para a  juventude, dizendo que “a vida Salesiana é muito exigente e desafiadora, mas ao mesmo tempo, é um projeto capaz de dar sentido a toda uma vida”, disse.

Continuou pedindo para que os jovens “não tenham medo de se deixar questionar por Jesus, de ouvi-lo, Ele, que continua chamando, pois, quem deixa entrar Cristo em sua vida, não perde nada, mas ganha tudo”. 

ENVIADOS

Os novos presbíteros se preparam para assumir os primeiros serviços: Padre Alexandre Angelotti segue para a Presença Salesiana de Pindamonhangaba, como Vice-Diretor, e o Padre Denis Alves de Castro para o Liceu Coração de Jesus de Campinas, como Vigário Paroquial. Ambos também atuarão como Coordenador de Pastoral e Referência para a Animação Vocacional, em suas respectivas presenças. 

Acesse aqui a galeria de fotos!

Texto: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP

Fotos: Sara Gama – Comunicação Social ISSP

Vídeo: Pedro Melim – Comunicação Social ISSP

Comments are closed.