ECOSAM: encontro anual das FMA trata da comunicação

Foi realizado entre os dias 5 a 9 de outubro, no Colégio de Santa Inês, em São Paulo, o encontro anual da ECOSAM (Equipe de Comunicação Social da América das Filhas de Maria Auxiliadora). Participaram do encontro as coordenadoras de Comunicação das quatro Conferências Inspetoriais Americanas, as irmãs: Josephine Ochoa (EUA- NAC); Susana Li Tong (Costa Rica- CIMAC), Aída Lucía Bohórquez (Colômbia-CINAB), Marcia Koffermann (Brasil- CIB) e Maria Baffundo (Uruguai- CICSAL); além de algumas convidadas: a irmã Maria Helena Moreira, conselheira do Âmbito da Comunicação do Instituto das FMA- Roma; irmã Rosa Mollo, integrante do CELAM- SIGNIS e estudiosa da Educomunicação- Peru; e a irmã Maria de Lourdes Becker, coordenadora de Comunicação da Inspetoria de São Paulo, representando as inspetoras do Brasil.

Tema
O encontro teve como tema geral: “ampliar o olhar para comunicar alegria e esperança”, a partir do qual se desenvolveram as reflexões do grupo. Para iniciar os trabalhos cada representante de Conferência partilhou a caminhada que vem sendo realizada nas diferentes regiões utilizando da metodologia da análise SWOT, ao fim da qual foi feita uma síntese, dando uma visão geral da Comunicação das FMA no contexto da América.

Irmã Rosa Mollo colaborou nas reflexões do grupo trabalhando as temáticas: a Educomunicação segundo as linhas do Capítulo Geral 23: “a Educomunicação- estratégia transversal para o encontro que forma e transforma a experiência educativo-pastoral”; “Quando uma experiência é educomunicativa- Linhas de Acompanhamento”; “Avanços do Projeto CELAM- Articulação para o desenvolvimento das crianças e adolescentes latino-americanos e caribenho”; e a Didática da Educomunicação- prática educomunicativa a partir da didática; Irmã Maria Helena Moreira desenvolveu com o grupo uma reflexão sobre a Comunicação a partir do planejamento do sexênio, construído pelo âmbito da Comunicação Social, reforçando a ideia de que a ECOSAM deve ser um grupo cada vez mais comprometido com a vivência da prática educomunicativa, que vem ao encontro do Sistema Preventivo de Dom Bosco.

O grupo teve também a oportunidade de ouvir uma apreciação feita sobre o documento capitular em uma perspectiva comunicativa por uma leiga, a doutora Arama Colón, da Costa Rica. Em sua análise, ela colocou elementos importantes que remetem à identidade da Filha de Maria Auxiliadora, que em sua origem é uma comunicadora. Durante o encontro o grupo contou ainda com algumas visitas que enriqueceram muito a visão do grupo.

Mais atividades
No dia da abertura do encontro o grupo foi até a cidade de Aparecida, onde puderam conhecer o Santuário Nacional de Aparecida. Em seguida, as irmãs foram convidadas a conhecer o Colégio Nossa Senhora do Carmo, o mais antigo das FMA do Brasil e, por fim, fizeram uma visita guiada à Faculdade Santa Teresa, onde há um curso de Comunicação e a Especialização em Educomunicação. Esta foi uma grande oportunidade para trocar ideias e pensar na possibilidade de estabelecer novas parcerias.

No dia 8, a equipe visitou o Instituto Paulo Freire, podendo conhecer um pouco mais deste grande educador e dos trabalhos que o Instituto vem realizando para dar continuidade à atividade iniciada por Paulo Freire. No Instituto é possível encontrar todo o acervo pessoal do escritor, além de muitos de seus escritos e objetos pessoais.

O encontro foi um momento de grande riqueza, propício para o fortalecimento do sentimento de pertença, de trabalho conjunto, de abertura e aprendizado para que o carisma salesiano seja sempre aprofundado, vivenciado e visualizado. Mais que tudo é um chamado a ampliar o olhar para comunicar alegria e esperança.

Comunicação Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – FMA

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: