EcoSoul conquista o 1º lugar em Concurso Musical do FEST 2016

No último dia 15 de outubro, em pleno sábado de muito calor, milhares de jovens se reuniram em São Paulo, cidade conhecida como a “Selva de Pedras”, a “Terra da Garoa” e “Cidade Cinzenta”, para juntos participar do Festival da Juventude Salesiana , o FEST 2016.

Porém, neste dia, São Paulo ganhou novos significados para os educandos da Obra Social São João Bosco: ela se transformou na cidade das cores, dos vários sons e das possibilidades. Com muita alegria, diversão e entusiasmo, eles reanimaram as energias e fortaleceram sua disposição para viver a “Aventura da Misericórdia”.

Pode até parecer bobagem, mas muitos de nossos educandos que participaram do FEST, ainda não tinham saído de Campinas-SP, e só o fato de estarem em outra cidade já era algo valioso para eles e, naquele dia tinham mais alguns motivos para olhar para São Paulo de um jeito diferente… Motivos que dariam novos significados para a suas vidas.

Primeiramente, estavam ali para celebrar e encontrar outros jovens que, como eles, buscam viver (diariamente) a alegria e o amor que Dom Bosco tanto nos ensina. Atitude que os tornam protagonistas do caminho da misericórdia. A partir da vivência desta alegria há aproximadamente três anos, na Comunidade Educativa Pastoral da OSSJB, surgiu um projeto musical diferenciado que, ao mesmo tempo, oferece um processo de musicalização aos educandos, trabalha o desenvolvimento sustentável e o cuidado com o meio ambiente. Os integrantes reutilizam materiais recicláveis para confeccionar instrumentos musicas da Banda EcoSoul. E foi o resultado deste projeto e o seu desenvolvimento, que esses adolescentes e jovens também tinham a responsabilidade de representar no Concurso de Música que acontecia no FEST.

Foi realizado todo um trabalho de preparação, coordenado pelo educador Fábio Carvalho que compôs a música: “Navegue nas Águas da Misericórdia”, trazendo a essência do tema do festival: “Jovens na Aventura da Misericórdia” que aludia ao Ano Jubilar proposto pelo Papa Francisco.

O dia correu de maneira extraordinária! Foi possível reanimar nossa fé nos momentos de espiritualidade que o FEST proporcionava, além de viver a diversão e descobertas nas diversas oficinas que aconteciam, bem como, ver no rosto do adolescente e do jovem a satisfação de fazer parte da imensa Família Salesiana. Ao final do dia chegou um dos momentos mais esperados por todos os que representavam a OSSJB: a apresentação da EcoSoul no Concurso de Música. E, para alegria de todos, a execução foi perfeita!

Sem a possibilidade de participarem de muitos ensaios juntos, era impressionante constatar a harmonia entre as vozes e os instrumentos, além da coreografia sincronizada! Foi por tudo isso que se via, claramente, naquela apresentação, que havia mais do que uma música concorrendo… Aqueles educandos traziam no peito um projeto realizado com muito amor, dedicação, e carinho de todos que ali estavam envolvidos, que se empenharam para buscar os instrumentos, para buscar cadeiras e organizar uma apresentação impecável. Mais do que a EcoSoul, aquela apresentação retratava todo o belo trabalho que realizamos diariamente em nossas obras, na construção do Bom Cristão e Honesto Cidadão, protagonista de uma nova civilização.

E depois de uma bela vigília, que nos aproximou de Jesus Cristo Sacramentado (e tocou o coração de todos), veio a grande notícia de que a Obra Social São João Bosco conquistava o 1º lugar no Concurso de Música, com nota máxima em todos os quesitos de avaliação (letra, interpretação e melodia)!

Esta vitória não exprime apenas a conquista de um prêmio, mas realização de um trabalho diferenciado, que apresentou uma proposta singular naquele concurso de música, com instrumentos incomuns, recicláveis e que chamam a atenção para o cuidado com o meio ambiente. Esta vitória apresenta a conquista de um projeto que busca mostrar todo o potencial artístico latente em cada uma de nossas crianças e adolescentes, dizendo que sim, é possível um outro mundo, que sim, a vida vale a pena ser vivida e que sim, podemos conquistar melhores condições de vida… Basta ter disposição, força de vontade e fé em Deus. Enfim, esta vitória coroa o trabalho que a OSSJB realiza, já que oferecemos condições e meios para que o (a) adolescente perceba que o principal responsável pela construção da civilização do amor é ele (a) mesmo (a)!

Parabéns aos educandos e aos educadores envolvidos (em especial, ao Fábio) que, com muito amor e vontade, conduz todo esse belíssimo trabalho que nos traz tanto orgulho!

#táfavorávelproperdão #somosAJS

Texto: Diego Sampaio com a colaboração de Gabriela Haeitmann / Fotos: Ramon Tartari

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: