Educando do CEDESP Santa Luzia lança livro

O educando Jhonatam Bueno iniciou sua trajetória em 2017, participando da Antologia Emoções Poéticas IV, com poesias que expressavam seus sentimentos em relação à perda do seu avô, motivo fundamental pelo qual começou a escrever. Logo, foi convidado para participar da Antologia Cristais do Amor, um projeto em prol da Associação Beneficente Anjos de Cristal o qual beneficia crianças com osteogênese imperfeita. Desde então, não parou mais, colaborando até o momento com uma dezena de participações em coletâneas, sendo indicado até mesmo para o Prêmio de Senhor da Literatura.

Curiosa é a afirmação do Jhonatam: “eu não gostava de ler, comecei a escrever poesias após a morte do meu avô”. Seu processo de escrita é livre, faz tudo à mão, para depois reunir as ideias e digitar.

Atualmente Jhonatam está matriculado no curso Assistente Administrativo do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Santa Luzia, no Jardim Nordeste, São Paulo (SP), no período vespertino. Por conta da pandemia, ele teve apenas 19 aulas presenciais, mas o apoio do educador Rodrigo da Frota e da equipe do CEDESP seguiu de maneira virtual. O educador Rodrigo reforçou que “em sala de aula temos contribuído, orientando, incentivando e compartilhando o exemplo dele com outras turmas do CEDESP”.

O educando lançou seu primeiro livro solo em 2019, ganhador do prêmio Aliens Awards III, categoria melhor poesia, intitulado “Nem tudo é fantasia, às vezes é poesia”. Trazendo algumas reflexões sobre situações do cotidiano, o livro mostra sua transformação e crescimento.

O segundo livro solo de sua carreira não foi planejado. Aos poucos, ele escreveu textos e quando percebeu tinha uma quantidade significativa para um livro. Em contato com a editora Futurama, iniciou seu novo projeto, escolhendo cada detalhe do livro. Jhonatam fez a ilustração da capa, mostrando que precisamos nos proteger e ao mesmo tempo viver essa liberdade tão única.

O livro “Eu tô bem” foi lançado em 2020 e leva ao público o processo pelo qual o escritor passou para conseguir compartilhar suas experiências sobre enfrentar os seus próprios medos.

O lançamento ocorreu de maneira virtual, no dia 11 de setembro, com o apoio da família e principalmente de sua irmã Deysi Vitória, que auxiliou na organização de uma live (https://www.facebook.com/100005001392767/videos/1650259688484062/?extid=2a6inw23f0pt61kB), que contou com o apoio de amigos, familiares e admiradores do seu trabalho.

O educador Paulo Henrique Castro iniciou uma orientação personalizada com o Jhonatam, de Marketing Digital, para o lançamento do livro atingir mais pessoas. A equipe do CEDESP, visa desenvolver um projeto, utilizando o exemplo prático do educando, para incentivar outros educandos no processo de escrita e criação.

Por Fernanda Barichello – Comunicação do Centro Social Santa Luzia
Foto de destaque por Victor Menezes. Demais fotos: Jhonatam com o Padre André Luiz Simões e Jhonatam com o educador Rodrigo da Frota

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: