Educandos da OSSJB visitam exposição fotográfica no SESC-Campinas

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O final de semana sempre ‘pede’ um passeio cultural… Assim, na sexta-feira, 15 de julho, os educandos do Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora (Vila Taubaté) da Obra Social São João Bosco foram contemplados com convite feito pelo SESC-Campinas para conhecerem a exposição fotográfica “Genesis”, de Sebastião Salgado!

Nesta mostra, concluída pelo fotógrafo brasileiro em 2013, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar um universo praticamente desconhecido, aproximando-os da cultura, da arte e da comunicação visual existente na fotografia.

Registradas em PB (preto e branco), as fotos expressam o olhar do autor sobre a natureza em seus diferentes cenários. “Genesis é uma jornada em busca do planeta como existiu, desde a sua formação e em sua evolução, antes que a vida moderna se acelerasse e nos afastasse do núcleo essencial. É uma busca de paisagens terrestres e aquáticas até hoje intocadas; uma viagem em direção aos animais e grupos humanos que conseguiram escapar das transformações impostas pelo mundo contemporâneo. E Genesis comprova que o nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em imaculada e silenciosa majestade. […]”, descreve a Curadora Lélia Wanick Salgado, esposa do autor.

Os educandos ingressaram neste ciclo de experiências retratadas de maneira como se estivessem dentro dos quadros admirados. As imagens feitas pelas lentes da câmera tocaram o coração dos adolescentes de tal forma que somente o brilho no olhar de cada um poderia descrever a profundidade do momento. A cada retrato, uma nova descoberta: as fotos mostram realidades de culturas distintas, o que expandiu o conhecimento sobre outras formas de se viver (e sobreviver).

Após apreciarem o trabalho de um dos mais renomados fotógrafos do mundo, foi realizada uma atividade onde os educandos fizeram um parâmetro, através de recortes de revistas, com a exposição e a realidade prática.

Texto: Gabriela Haeitmann com informações de Mayara T. Paletta / Fotos: Mayara T. Paletta

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: