Através da dança contemporânea, artistas retratam de forma poética, o universo devastador dos usuários de crack
No dia 8 de maio, os educandos do CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo) Bom Retiro, curso de Auxiliar Administrativo, tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo “Pipando…onde dormem os pássaros”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade.
Contemplado pelo 22º Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, após sete anos, o Núcleo Pedro Costa Cia. De Dança reestreia o espetáculo e retoma sua pesquisa nos espaços ocupados da chamada Cracolândia. A peça retrata, através de um espetáculo de dança contemporânea, de forma poética, o mundo devastado dos usuários de crack.
Após a apresentação, foi aberto um debate com os atores sobre o tema e os educandos participaram dando suas opiniões e relatando o que sentiram ao ver a peça.
Entre as mais diversas reflexões, destaque para depoimentos de educandas do curso:
“Foi uma peça chocante e ao mesmo tempo importante, pois serviu para mostrar as consequências trágicas que esse vício traz”, Thays Lima Guedes.
“Senti uma sensação muito realista do que vivemos hoje em dia; são pessoas que trabalham e caem nesse vício, deixando tudo o que tem, como: casa e emprego. Roubando para sustentar o vício”, Priscila da S. Ferreira.
“A peça foi muito além do que uma representação de dança, pois apresentou uma realidade do nosso dia a dia. Infelizmente, nos colocamos uma venda e deixamos de ver o que está tão perto de nós. Essa peça me fez repensar e ver o vício de uma forma diferente. Particularmente, eu quero tentar mudar e fazer algo para ajudar essas pessoas, pois muitas vezes o que falta é o incentivo”, Bárbara Luiza Souza de Oliveira.
Fabiana Santello – Comunicação e Marketing – Instituto Dom Bosco