Em retiro, ADMA do Vale do Paraíba celebra os 150 anos da Basílica de Turim

Num clima muito alegre e descontraído a ADMA (Associação de Maria Auxiliadora) do Vale do Paraíba reuniu-se em 17 de junho, no Instituto do Coração Eucarístico, em Pindamonhangaba, para celebrar o 150º aniversário da Consagração da Basílica de Maria Auxiliadora.

Por ocasião do aniversário a ADMA preparou a festa para celebrar esse patrimônio salesiano e universal. A Igreja foi edificada por São João Bosco a pedido de Nossa Senhora e foi construída com grande esforço e graças à Providência Divina, na cidade de Turim, Itália. Segundo Dom Bosco “a Basílica foi construída com o olhar aberto ao futuro, e como lugar de encontro de todos os que amam a Maria Auxiliadora”.

A Basílica é o epicentro da Família Salesiana e no decorrer dos anos sofreu algumas mudanças, mas a estrutura arquitetônica ficou imutável e o grande e maravilhoso painel de Maria Auxiliadora, feito pelo e pintor Tommaso Lorenzone, permanece intacto. Ali estão também os restos mortais de São João Bosco, de Santa Maria Mazzarello, São Domingos Sávio, dentre outros.

O encontro reuniu cerca de 70 participantes das casas salesianas da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora do Vale do Paraíba: Cruzeiro, Lorena, Pindamonhangaba e São José dos Campos.

O dia iniciou com o café da manhã num clima de confraternização, seguido da reza do Terço da Coroa Áurea de Nossa Senhora. Pe. Tercio Rodrigo Santos da Silva deu as boas-vindas aos participantes, enfatizando a importância do auxílio da Mãe Auxiliadora na ótica de Dom Bosco, na missão confiada à ADMA.

Pe. Narciso Ferreira, Animador da ADMA Inspetorial, trouxe em sua reflexão os fatos históricos mais importantes da Basílica e os desafios e propostas da Família Salesiana ao longo do tempo. Ele fez uma análise dos frutos que surgiram de toda a missão salesiana pelo mundo, destacando sempre a presença de “flores”, mas também de muitos “espinhos” e dos inúmeros sacríficos que tiveram que enfrentar para alcançar os objetivos traçados por Dom Bosco.

O encerramento foi a ação de graças na missa festiva e a partilha de um grande bolo comemorativo aos 150 anos e um delicioso brinde para todos.

O retiro superou as expectativas e reafirmou a importância da ação apostólica da Família Salesiana em favor da salvação da juventude. Que as graças emanadas da Basílica de Turim, Local Santo, atinjam os corações dos salesianos e dos jovens no mundo inteiro.

Valderez Gonzalez – ADMA

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: